quinta-feira, 30 de maio de 2019

Prefeitura da Pedra atropela o português ao convocar eleitores para fazer a Biometria


              O que poderia ser um simples post anunciando um importante momento para os cidadãos e cidadãs da cidade e distritos da Pedra, no Agreste pernambucano, acabou se tornando uma verdadeira afronta à língua portuguesa. Trata-se do aviso de que os eleitores pedrenses de dois distritos receberão um atendimento itinerante do Tribunal Regional Eleitoral – TRE.

Diz claramente em letras garrafais sob um fundo verde ATENDIMENTO BIOMÉTRICO INTINERANTE para convocar a população a participar e atualizar seu título de eleitor, já que a biometria é obrigatória no município da Pedra a partir das eleições de 2020.

Se por um lado pretendia-se informar aos eleitores do Distrito de São Pedro do Cordeiro que receberiam o atendimento ITINERANTE entre os dias 05/06 e 04/07; e os do Distrito de Santo Antonio entre 11/07 e 09/08, por outro a assessoria acabou promovendo o assassinato da língua portuguesa de forma destacada ao acrescentar um N ao nome itinerante, que acabou sem significado.

Atendimento ITINERANTE, sem o N, é um serviço prestado as pessoas que vivem mais distantes da sede das cidades, no caso, nos distritos, povoados, sítios, etc. Com o N, ninguém sabe o que é.

Não bastasse o erro garrafal, a assessoria do prefeito Osório Filho (PSB) colocou entre os documentos exigidos para fazer a biometria, ainda no primeiro banner postado, a exigência de “COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA COM FOTO”. Seria para levar a foto da casa?
Mas o erro foi corrigido no segundo banner que está postado na rede social da Prefeitura da Pedra atualmente, porém, ainda neste segundo (FOTO INICIAL) deixaram lá, bem em cima, em letras garrafais o tal do INTINERANTE. O que é? Pergunta lá no posto Ipiranga, ou então na prefeitura da Pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário