segunda-feira, 27 de maio de 2019

Itaíba realiza sua primeira Conferência Municipal da Pessoa Idosa

             Criado em meados de abril, o Conselho Municipal do Idoso de Itaíba, no Agreste de Pernambuco, realizou recentemente, no dia 21 de maio, sua I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, quando foram analisadas as políticas públicas para a chamada 'Melhor Idade' no âmbito do município. A previsão é que em 2020, o Brasil terá 30 milhões de brasileiros nesta fase da vida. 

Durante o evento, realizado no salão do Restaurante Itu's, no Centro da cidade, foram debatidas as garantias dos direitos sociais dos idosos no âmbito municipal, a exemplo do atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde, a  distribuição gratuita de remédios, principalmente os de uso continuado, como: hipertensão, diabetes, etc, garantidos pelo Governo Federal.

A conferência abordou como tema central 'Os desafios de envelhecer no século XXI' aonde foram debatidos os Direitos Fundamentais na Construção/ Efetivação da Políticas Públicas nos sub eixos: Saúde, Assistência Social, Previdência Social, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer. Outros tema abordado foi o Enfrentamento de Violação de Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o encontro serviu também para subsidiar a melhoria dos serviços e a elaboração de planos e projetos direcionados a população idosa, bem como levantar demandas e prioridades para o atendimento das necessidades das pessoas da 'Melhor Idade'.

Para a prefeita Regina Cunha, o cuidado com o idoso tem sido uma marca de sua gestão, começando pela saúde aonde a prefeitura garante atendimento em todo os postos do município, além de promover ações como os mutirões de saúde visual para os pacientes com cataratas, sem falar na garantia dos demais direitos da pessoa idosa. 

"Estamos aos poucos reconstruindo toda uma política social que não existia ou foi abandonada em Itaíba. Precisamos cuidar com carinho daqueles que um dia cuidaram da gente e nos tornaram as pessoas que somo hoje e, pra isso, priorizar as ações às pessoas idosas é uma determinação de nosso governo", afirmou a prefeita Regina Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário