quinta-feira, 7 de março de 2019

Itaíba: Saúde faz balanço de ações do 3º quadrimestre de 2018 com mais de 48 mil procedimentos


              Com um percentual de aplicação superior ao que determina a lei federal (15,24%), a Secretaria de Saúde de Itaíba fez um balanço positivo das ações e atendimentos realizados no 3º quadrimestre de 2018. Os dados foram apresentados na semana passada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

Com 08 Unidades Básicas de Saúde da Família, a prefeitura registrou no período 48.109 procedimentos, sendo 34.764 Consultas/Atendimentos/Acompanhamentos. Já as pequenas cirurgias e cirurgias de pele, tecido subcutâneo e mucosa somaram 1.450 procedimentos. Outros dados importantes são os de Diagnóstico em laboratório clínico (7.752) e Diagnóstico por teste rápido (1.854).

Os Agentes Comunitários de Saúde - ACSs realizaram 29.971 visitas no período, sendo que 20.332 foram as chamadas visitas periódicas e 6.920 de acompanhamento. As visitas domiciliares foram responsáveis por 491 consultas.

Já as consultas agendadas, realizadas em outros municípios, totalizaram 1.351 casos. O maior número de pacientes foi para exames de mamografia com 237 casos, seguido de radiografia (196), dermatologista e cirurgia geral, com 139 casos cada um. As menos procuradas foram a de endodontia (07 casos) e pneumologista e neuropediatra, ambos com 08 consultas agendadas.  

Outro dado importante foi constatado pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos – SINASC. Ele revelou que os 23 partos ocorridos no 3º quadrimestre de 2018 foram todos realizados de forma natural, sem nenhum caso de cesário. Desses, 14 foram do sexo feminino e 09 do sexo masculino.

O trabalho de combate as arboviroses, promovido pelos agentes de endemias, realizou inspeções em 12.357 imóveis realizando tratamentos em 5.106 deles.  As campanhas antirábica foram responsáveis pela vacinação de 3.432 animais, sendo 2.060 cães e 1.372 gatos.

Outro ponto de destaque foi a renovação da frota de veículos da Secretaria de Saúde. Somente neste quadrimestre foram adquiridos 3 novas ambulâncias, 02 vans e 01 microônibus para o Tratamento Fora de Domicílio.   
O SAMU também foi requisitado 88 vezes com uma média de tempo de atendimento de 14,23 minutos. Do total de atendimentos, 16 foram de traumas e 34 de clínico adulto.

Outras ações importantes destacadas no 3º Quadrimestre de 2018 foram a Feira da Saúde da Mulher e do Homem do Campo que realizou mais de 800 atendimentos envolvendo 50 profissionais. Ainda durante o Outubro Rosa foram realizadas 180 mamografias na Unidade Móvel Amigos do Peito. Numa parceria com as Ótica Diniz, a Secretaria de Saúde conseguiu a doação de 50 óculos para crianças da rede municipal de ensino. Em outra parceria de sucesso, agora com o OdontoSESC, a prefeitura de Itaíba, através da Secretaria de Saúde, realizou 16.383 procedimentos, que foram desde consultas, cirurgias, dentistica, periodontia, endodontia, preventiva, tratamentos, etc.

Para o secretário de Saúde, Pedro Teotônio, os dados revelam que a determinação da prefeita Regina Cunha de investir na melhoria da saúde do povo vem dando os resultados esperados. “Em pouco tempo à frente da Saúde podemos concretizar o projeto da prefeita Regina que era de reconstruir a saúde de nossa terra, levando atendimento aos quatro cantos do município, seja na cidade, distritos, sítios. Ainda temos muito a fazer e vamos seguir em frente buscando melhorar cada vez mais a saúde da população”, afirmou Pedro Teotônio.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search