terça-feira, 5 de junho de 2018

Itaíba capacita agricultores que vão trabalhar com o PNAE


           Dezenas de pequenos agricultores familiares estão sendo capacitados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itaíba, através da Diretoria de Agricultura, em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para poderem fornecer alimentos para os alunos da rede municipal de ensino através do PNAE.

Um grupo desses pequenos agricultores foi capacitado na tarde desta terça-feira (5) na biblioteca do SESI, em Itaíba, segundo a diretora de Agricultura, Josiene Fortunato, para assim poderem vender seus produtos para reforçar a merenda escolas dos estudantes do ensino fundamental do município.

Segundo a prefeita Regina Cunha (PTB), o principal objetivo destas capacitações é qualificar e dar as condições necessárias para que os recursos do PNAE possam ser investidos nos produtores rurais do próprio município.

“Graças a essa parceria com o Sebrae, a Secretaria de Desenvolvimento está preparando nossos agricultores e agricultoras para que possam plantar, colher e vender suas verduras, legumes, leite e tudo o que for necessário para reforçar e levar mais qualidade a merenda de nossas crianças nas nossas escolas, assim os recursos que antes iam para fora, fica aqui mesmo com nossos produtores rurais”, disse a prefeita Regina Cunha.

PNAE - O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no Censo Escolar realizado no ano anterior ao do atendimento. Pela lei 30% do valor repassado pelo PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, estimulando o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário