terça-feira, 9 de maio de 2017

Arcoverde: vereador sugere transformar Teatro Municipal em Camelódromo, governo rejeita

         Depois de mais de 16 anos de portas fechadas, o Teatro Municipal Geraldo Barros, iniciado no Governo Rosa Barros (PR) e nunca finalizado devido a questões jurídicas, pode ter um fim melancólico a depender de proposta apresentada pelo vereador Wevertton Siqueira – Siqueirinha (PSB) na sessão de ontem (8) da Casa James Pacheco.

Após encontro com os ambulantes do chamado comércio do Paraguai que funciona em frente ao Centro Comercial Regional de Arcoverde – CECORA, o parlamentar socialista apresentou requerimento reivindicando a padronização das barracas da mesma forma como foi feito no Pátio da feira Lídio Maciel, no São Cristóvão; ou a criação de um camelódromo no espaço do Teatro Municipal. O requerimento foi enviado a prefeita do município, Madalena Britto (PSB), para se pronunciar.

A medida colocaria abaixo um dos sonhos mais antigos do Movimento Cultural de Arcoverde, iniciado nos anos 80 e que culminou com a primeira construção do teatro no Governo Rui de Barros Correia, condenada; e depois na segunda construção já no governo de Rosa Barros, paralisada desde 2004, e aconteceria no momento em que Arcoverde passa a contar com uma Secretaria de Cultura. Hoje o teatro serve apenas de depósito para a prefeitura e no São João de bar para o pólo do Forró Pé de Serra.

Através de email, buscamos ouvir a posição do Governo, através da Secretaria de Cultura e Comunicação, Que respondeu dizendo que “...o Teatro não será transformado em Camelódromo...O Teatro estará sobre a administração da Secretaria de Cultura e Comunicação e, mesmo sem novas reformas, será devolvido aos artistas do município o que lhes é de direito”.


Com a posição declarada do Governo, a proposta do vereador governista não poderá ser contemplada, restando a padronização dos ambulantes no mesmo local em que atuam hoje. Ainda durante a campanha eleitoral, foi prometido transformar o antigo açougue num centro popular de compras que abrigaria os ambulantes e outras pessoas que comercializam nas ruas de Arcoverde.

Confira a nota da Secretaria de Cultura e Comunicação

“A Secretaria de Cultura e Comunicação esclarece que o Teatro Municipal não será transformado em Camelódromo. O equipamento, que durante alguns anos com problemas jurídicos, não poderia ser utilizado, agora volta as mãos da cultura após os desentraves. O Teatro estará sobre a administração da Secretaria de Cultura e Comunicação e, mesmo sem novas reformas, será devolvido aos artistas do município o que lhes é de direito”.