quinta-feira, 16 de junho de 2022

Entidades e políticos se manifestam sobre assassinato de indigenista e jornalista desaparecidos no AM

                      Entidades e políticos se manifestaram o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, nesta quarta-feira (15). O suspeito Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como "Pelado", confessou o crime e a polícia encontrou "remanescentes humanos" enterrados durante as buscas.

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA), movimento indígena representativo dos povos que habitam na Terra Indígena Vale do Javari, divulgaram uma nota onde se solidarizam com a família das vítimas.

Ainda na nota, a UNIVAJA agradeceu a atuação de autoridades durante as buscas e que "o caso ainda não acabou.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, fez uma publicação nas redes sociais para se solidarizar com as famílias de Bruno e Dom. Ele também reforçou o compromisso das forças de segurança do Estado na elucidação do crime.

“Lamento profundamente o triste desfecho do caso do indigenista Bruno e do jornalista Dom. Minha solidariedade às famílias. Agradeço a todas as forças de segurança, em especial aos nossos homens do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar, que foram decisivos na busca”.

O Greenpeace também divulgou uma nota onde lamenta o crime. A entidade questiona as invasões e grilagem de territórios, garimpo e exploração ilegal de madeira que ocorrem na região sem ser impedidas de acontecer.

"Abandono e revolta. São esses os sentimentos que devastam todos nós que, daqui ou de fora da Amazônia, entregamos nossas vidas à defesa dessa floresta e de seus povos. Graças às ações e omissões de um governo comprometido com a economia da destruição, ficamos órfãos de dois grandes defensores da Amazônia e, ao mesmo tempo, reféns do crime organizado que hoje é soberano na região", afirmou Danicley de Aguiar, porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil.

Em uma publicação em redes sociais, o Observatório do Clima também falou sobre o caso.

Durante evento nesta quarta-feira (15), em Uberlândia (MG), o pré-candidato pelo PT à presidência, Lula lamentou a morte de Bruno e Dom, ao "defenderem o meio ambiente".

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), manifestou solidariedade às famílias e aos amigos do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips, além de cobrarem respostas das autoridades, através de uma nota.

A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) e a Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE) também lamentaram o desfecho do caso.

"Toda a comunidade de Correspondentes Estrangeiros no Brasil se encontra em choque e consternada. Embora ainda estejamos aguardando as confirmações definitivas, essa é uma matéria que nunca gostaríamos de escrever. Dom foi da diretoria da ACIE por 4 anos e era amigo pessoal de muitos de nossos associados. Bruno era uma referência para qualquer jornalista internacional que fosse a trabalho para a região do Vale do Javari, no Estado do Amazonas. Os dois eram profissionais muito experientes, competentes e com uma paixão em comum: a floresta amazônica e a defesa dos povos indígenas". 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário