quarta-feira, 16 de março de 2022

Arcoverde: Wellington reenvia projeto do Piso dos Professores sem emendas

                           Feito um bate e volta, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), parece disposto a não pôr um ponto final no caso do reajuste do piso salarial dos professores. Teria reencaminhado nesta quarta-feira (16) à Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei que reajusta o Piso Nacional dos Professores da Educação Fundamental sem nenhuma das alterações sugeridas na última sessão pelos vereadores da oposição e abonadas pelo líder do governo, Luciano Pacheco (MDB), que garantiu que todas as sugestões e emendas seriam inseridas “sem problemas”.

O novo projeto de lei, que na realidade seria o mesmo encaminhado anteriormente e que teve o pedido de vistas feito pela vereadora Zirleide Monteiro (PTB), continua com a mesma redação, sem qualquer alteração, ou seja, o texto não é claro quanto a repercussão linear do aumento em favor de todas as classes de professores e dos inativos. Com isso, os professores de outras faixas superiores ao piso e os aposentados podem ficar sem o aumento garantido pelo Governo Federal.

O governo se prende ao apoio do sindicato, Sintema, que defende que o projeto seja votado do jeito que está, para que não haja prejuízos da classe conforme nota veiculada em suas redes sociais (veja a nota abaixo). Já outros professores que também estiveram presentes à sessão passada da Câmara e temem que a falta de clareza prejudique muitos outros. 

No último dia 16 de março, os vereadores Siqueirinha e Célia Galindo do PSB, Zirleide Monteiro (PTB) e o Vereador Rodrigo Roa (Avante), juntamente com representantes do SINTEMA e de Professores da Rede Pública Municipal, estiveram na prefeitura, como noticiou a Folha, entregando um ofício aonde solicitavam o reenvio do Projeto de Lei contemplando o reajuste de 33,24% (trinta e três, vírgula vinte e quatro por cento), para os professores de forma linear, de modo a contemplar toda a classe do Plano de Cargos e Carreira do Magistério, bem como estender o aumento para os inativos.

Apesar da garantia dada pela bancada do governo de quê qualquer emenda apresentada pela Casa Legislativa não seria vetada pelo prefeito Wellington Maciel, na oportunidade que ele teve para comprovar isso, que foi com o reenvio do projeto de lei, teria o encaminhado do mesmo jeito que havia sido formulado e apresentada na sessão passada.

Até o momento, a presidência da Câmara de Vereadores não se posicionou sobre o novo, antigo, projeto de lei enviado, o que deve ocorrer na manhã desta quinta-feira (17). Ao invés de solucionar o conflito, o governo que garante nos discursos está aberto as sugestões, parece apostar no conflito, no enfrentamento, aonde quem acaba sendo prejudicado são os professores que lutam pelo direito ao reajuste do piso garantido pelo Governo Federal. Todos os professores. 

Nota do Sintema

"Caros colegas, hoje o Sintema esteve reunido com vereadores e o prefeito Wellington Maciel, em seu gabinete, na busca pela garantia da votação do projeto de lei enviado pelo executivo, uma vez que este está em conformidade com a lei. A categoria precisa clamar para que o projeto seja posto em votação pela Câmara de Vereadores em caráter de urgência. Corremos o risco de não receber este mês. Ademais, o projeto sem alteração contempla toda a categoria como nos anos anteriores. É momento de luta e união".

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário