sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Buíque promove a castração de 60 animais em ação do Meio Ambiente

                      Pelo menos 60 animais, entre cães e gatos, foram atendidos durante a primeira campanha de Castração promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e de Saúde, através do Setor de Endemias e Zoonoses, durante manhã e tarde desta quinta-feira (18). Um investimento de mais de R$ 16 mil feito pela prefeitura de Buíque que, além das cirurgias, ainda realizou testes e vacinação dos animais. Segundo a secretária Thacia Valeriano, uma ação importante.

“Temos uma grande demanda deste tipo de serviço em nosso município e a partir desta ação pretendemos construir uma política de atendimento e cuidados com os animais, seguindo os procedimentos recomendados pelos órgãos de saúde. Hoje, graças ao empenho e apoio do prefeito Arquimedes Valença, da secretária de Finanças, Telma Valença; estamos dando o start dessa campanha, além de contarmos com o apoio e patrocínio de empresas”, afirmou.

A cirurgias foram coordenadas pelo médico veterinário Fred Fonseca e uma equipe de oito pessoas, juntamente com outros sete colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente. Os animais castrados foram cadastrados antecipadamente pelos seus proprietários. Após a cirurgia, os animais ficaram tomando soro por cerca de meia hora, em média, e em seguida foram liberados.

Além de vacinação e das cirurgias, todos os proprietários dos animais saíram da Secretaria, a onde estavam sendo feitos os procedimentos, com porções de ração doadas pela Agroverde. Outro parceiro da campanha foi a Vetnil, que doou vermífugos para a campanha.

Para a representante da Fundação Thomas de proteção aos animais em Buíque, Vanessa Souza, que coordena um grupo de 40 pessoas que atuam cuidando dos cães e gatos abandonados e encaminhando-os à adoção, essa ação da prefeitura é muito importante devido a alta população de animais no município. “Então, esses projetos são importantíssimos pra nossa região, para diminuir essa população e também o sofrimento desses animais que estão nas ruas”, afirmou.

Além da presença dos vereadores Rodrigo da Ótica, Dra. Clara e Creusa Couto, a campanha de castração foi acompanhada pelo vice-prefeito Túlio Monteiro que ressaltou ser esse “um compromisso do governo, do prefeito, que atendeu aos apelos da Secretaria de Meio Ambiente e dos grupos de proteção aos animais, disponibilizando esse importante serviço”.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário