quarta-feira, 14 de abril de 2021

Chuvas provocam estragos em Arcoverde na tarde desta quarta (14)

                      Arcoverde viveu hoje um dia de tensão com as fortes chuvas que caíram na tarde desta quarta-feira (14), provocando alagamentos e problemas de toda ordem. No centro da cidade, sempre castigado pelas chuvas, os problemas se ampliaram com serviços feitos no ano passado e início deste ano.

Quando se esperava que as obras realizadas na área central da cidade ajudassem a escoar mais rápido as águas das chuvas, a situação acabou ficando pior. Para piorar ainda mais, o trabalho de nivelamento do asfalto da Av. Cel. Antonio Japiassu feito pela secretaria de Serviços Públicos no início do ano ajudou as águas a entrarem ainda mais rápido nas lojas da avenida.

Na área central, vários comerciantes se queixavam dos serviços realizados que nivelaram o asfalto na parte superior da avenida e comentaram nas redes sociais.

“Não era pra fechar as laterais onde a água passava na beira da pista, eu já sabia que isso iria acontecer. Por favor atual prefeito ajeite os encostamento de novo como era antes ser não a cidade vai se acabar com a água, principalmente o comércio”, Lalá Humildade, ambulante.

“Que Arcoverde não pode receber chuva, isso e antigo; agora, alguma criatura não inteligente, nivelou a parte de cima do piso da Antonio Japiassu, tirando a baixa que escorria a água e o resultado? A água veio toda para a parte baixa, alagando as lojas. Engenheiro ruim da poxa. Já pode desmanchar essa obra viu? Deu certo não”, Leninha Almeida, lojista.

“Pensei a mesma coisa. Quando nivelaram a avenida tirando o córrego nas laterais eu já desconfiava que isso aconteceria”, Valéria Dulce, empresária.

Os comentários são vários, sempre com crítica as obras realizadas que chegaram a serem debatida na Câmara de Arcoverde, quando a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) questionou esses serviços durante sessão no início de fevereiro, levantando exatamente a possibilidades das água terem acesso mais rápido às calçadas.

A falta de planejamento e experiência dos nomeados e do então prefeito, ora cassado, acabaram por complicar ainda mais o escoamento das águas pluviais de uma cidade que já é problemática há muitos anos. A última grande obra feita nesta área foi a ampliação do canal do Riacho do Mel no ano de 2010, quando foi prolongado até após o Corredor da Integração, ainda durante o governo do ex-prefeito Zeca Cavalcanti. Recentemente, já no final de governo, a ex-prefeita Madalena Britto fez algumas intervenções em galerias, que pelo visto acabou por dificultar ainda mais o escoamento das águas. 

Ao lado do supermercado Bonanza, na Av. Pedro II, uma histórica e grande galeria que nunca chegou a ficar interditada, entupiu, dificultando a descida das águas e transformando a parte baixa numa grande lagoa, invadindo apartamentos térreos de prédio ao lado do centro comercial e chegando a quase encobrir veículos. As águas ficaram no mesmo nível da pista de asfalto.

Já na Rua Edilberto Araújo, no bairro do Sucupira, que também passou por intervenções no final do ano passado, o velho problema das enchentes se repetiu, e com muito mais força, alcançando quase a altura da metade das casas. Quase toda a rua ficou tomada pelas águas pluviais. SESC, Av. Severiano José Freire, Av. Eraldo Gueiros na descida da Rua Américo Pacheco, na Boa Vista, foram pontos aonde as águas chegaram com força. 

No portal Giro das Cidades, um vídeo mostra um pouco dos estragos provocados pelas chuvas desta quarta-feira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário