quarta-feira, 31 de março de 2021

Pedra: MP investiga se Secretaria de Saúde está distribuindo Ivermectina à população

                   Uma reportagem da Globo News revelou que o Ministério Público de Pernambuco está investigando se a Secretaria de Saúde do município da Pedra, Agreste de Pernambuco, está distribuindo à população, nas Unidades Básicas de Saúde da Família, o medicamento Ivermectina à título de tratamento precoce contra a Covid-19 (confira o vídeo abaixo). 

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) não é recomendável tratamento precoce para Covid-19 com qualquer medicamento (cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, nitazoxanida, corticoide, zinco, vitaminas, anticoagulante, ozônio por via retal, dióxido de cloro), porque os estudos existentes até o momento não mostraram benefício e, além disso, alguns destes medicamentos podem causar efeitos colaterais.

A informação que o MPPPE investiga a distribuição do medicamento na cidade da Pedra levou o ex-prefeito Osório Filho a fazer um comentário em suas redes sociais, lembrando que a distribuição da ivermectina ocorreria de forma ilegal, contrariando a legislação que rege a distribuição e uso do remédio que não é indicado para o tratamento da Covid-19.

“Essa atitude se não for considerada como não só um crime à saúde pública, como também um descaso ao povo pedrense diante desta Pandemia de estar ainda mais severa, o que podemos dizer de uma equipe gestora que está alheia ao que diz as autoridades internacionais competentes sobre o assunto?”, questiona o ex-prefeito.

Ele lembra que o Brasil está passando por um momento crítico, obrigando gestores responsáveis a tomarem atitudes mais restritivas. “Pessoas estão morrendo, famílias sofrendo, enquanto outros ‘brincam’ de donos da verdade, mas, aos olhos da justiça, a Pedra passou a ser notícia em rede nacional; não pelo seu desenvolvimento ou luta no combate ao Coronavírus, mas como um município investigado pelo Ministério Público, repito, por atitudes contra a saúde pública do nosso povo”, conclui Osório Filho.  

Não existe comprovação científica de que esses medicamentos sejam eficazes contra a Covid-19. A orientação da SBI está alinhada com as recomendações de sociedades médicas científicas e outros organismos sanitários nacionais e internacionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário