sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Pernambuco anuncia reabertura de 107 leitos de UTI e enfermaria para doentes com Covid-19 na rede pública

               No dia em que Pernambuco completou oito meses das primeiras confirmações de casos de Covid-19, o governo anunciou a reabertura de 107 leitos para pacientes com a doença, na rede pública, devido a um aumento nos casos graves. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (11), pelo governo. O estado informou que 77 já foram ativados e, nos próximos dias, mais 30 vão ficar à disposição.

Do total de leitos reabertos, 40 são de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 37, de enfermarias. Em pronunciamento transmitido pela internet, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que os leitos abertos ficam no Hospital de Areias, na Zona Oeste, e no Hospital Evangélico, no bairro da Torre, na mesma região.

"Nos últimos dias, tivemos uma flutuação no número de casos graves e isso teve impacto na solicitação de leitos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) na Central de Regulação, com aumento de 1,6% entre as semanas 45 e 44, e 12% em comparação à semana 43", disse o secretário.

André Longo também afirmou que tem sido noticiado um aumento na procura de leitos em unidades de saúde privadas. "Assim, nas últimas semanas, tivemos um movimento para cima na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva, que alcançou a taxa de 80% no Grande Recife", afirmou.

Ainda de acordo com o governo do estado, no pico da pandemia no estado, em maio, o estado e a prefeitura do Recife, juntos, tinham 3.761 leitos dedicados à Covid-19, sendo 1.245 de UTI e 1.926, de enfermaria.

"Com a redução da demanda e para evitar a ociosidade, tivemos a desmobilização de 1,5 mil leitos, que foram bloqueados ou desmobilizados em definitivo", declarou o secretário.

Com a abertura das novas vagas, a ocupação média dos 1.692 leitos dedicados a casos suspeitos e confirmados da Covid-19 em Pernambuco está em 60%. Segundo o estado, são 74% de UTI (822 leitos) e de 46% de enfermaria (870).

Foram confirmados, nesta quinta-feira (12), 787 casos e 21 óbitos de pessoas com o novo coronavírus em Pernambuco. Com esses números, o estado passou a totalizar 168.880 infectados e 8.794 mortes devido à Covid-19, dados que começaram a ser contabilizados em março, no início da pandemia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário