sábado, 25 de julho de 2020

Recife e Belém são únicas capitais que alcançaram fase de estabilização da Covid-19


            Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com integrantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), indica que o Recife e Belém (PA) são as únicas capitais brasileiras que alcançaram a fase de estabilização, chamada de platô, da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Os resultados do estudo também apontam que, com a adoção de medidas de isolamento social no início da epidemia, as duas capitais frearam o crescimento exponencial inicial do número de mortes.

O estudo se baseia nas curvas acumuladas de mortes atribuídas à Covid-19 nessas cidades até o dia 19 de julho. Ele considera os dados disponíveis no site covid19br.wcota.me, mantido pelo doutourando em física Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

De acordo com os pesquisadores, Recife e Belém vão se diferenciar na evolução da curva epidêmica em seu estágio final, quando se comparam as velocidades com que as capitais se aproximam do fim da epidemia, o que é chamado de platô da curva.

Nessa fase, o Recife apresenta uma saturação relativamente rápida. A mesma análise aponta que Belém atinge a saturação mais lentamente.

O estudo também concluiu que, dentre as 27 capitais analisadas, 19 ultrapassaram a pior fase da epidemia e que nas capitais Goiânia, Belo Horizonte, Campo Grande, João Pessoa, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília (DF), a epidemia ainda se encontra em sua fase inicial e que o relaxamento das medidas de distanciamento social causou uma mudança de tendência à saturação. G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário