quinta-feira, 18 de junho de 2020

Como fazer campanha eleitoral sem aglomerações e num cenário de isolamento social?


Por Dr. Pedro Melchior

               As campanhas eleitorais são normalmente marcadas por comícios, carreatas, reuniões com milhares de pessoas. O contato direto dos candidatos com seus eleitores sempre foi um grande diferencial, o que não será possível no contexto atual. A tecnologia vem dominando o dia a dia de todos os brasileiros e a pandemia veio para intensificar esse hábito. Todos os ramos estão se reinventando e migrando para uma vida mais conectada. Aulas, reuniões, audiências e julgamentos se tornaram virtuais. A transformação digital que era vista por muitos como o futuro, se tornou o presente para a maioria dos brasileiros.

Seguindo essa mesma tendência, os candidatos terão que se reinventar e migrar para uma campanha quase que 100% digital.

Um exemplo disso são as convenções partidárias – reunião em que os partidos definem quem serão os candidatos – que costuma ser realizada com a presença de centenas de filiados, e que poderão ocorrer de forma virtual, conforme recente decisão do TSE.

Da mesma forma, o formato de campanha deverá ser revisto, apesar de estarmos vivendo um momento incerto de quando voltaremos à normalidade, é improvável que entre novembro e dezembro, datas prováveis para o novo pleito, já esteja autorizada a realização de comícios e eventos que contem com aglomeração de pessoas.

Ainda que haja a autorização para aproximação, os candidatos precisam entender que nem todos se sentem seguros ainda para participar de reuniões e eventos presenciais. Além disso, a mentalidade das pessoas está mudando, a pandemia nos mostrou que é possível fazer das mais diversas coisas utilizando ferramentas tecnológicas.

Os candidatos precisam enxergar as redes sociais como grandes aliadas e utilizar de todas as ferramentas digitais disponíveis que possam aproximá-los de seus eleitores.

Além de toda a logística de alteração do calendário eleitoral, dos atos de pré-campanha, prazos de prestação de contas, filiação, entre muitos outros, será preciso aliar muita estratégia e inovação as eleições de 2020.

Dr. Pedro Melchior, Advogado especialista em direito público - administrativo, eleitoral e tributário. Fundador da banca Barros Advogados Associados. Consultor jurídico de diversos municípios pernambucanos.

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