Por Dr. Pedro Melchior
As
campanhas eleitorais são normalmente marcadas por comícios, carreatas, reuniões
com milhares de pessoas. O contato direto dos candidatos com seus eleitores
sempre foi um grande diferencial, o que não será possível no contexto atual. A
tecnologia vem dominando o dia a dia de todos os brasileiros e a pandemia veio
para intensificar esse hábito. Todos os ramos estão se reinventando e migrando
para uma vida mais conectada. Aulas, reuniões, audiências e julgamentos se
tornaram virtuais. A transformação digital que era vista por muitos como o
futuro, se tornou o presente para a maioria dos brasileiros.
Seguindo
essa mesma tendência, os candidatos terão que se reinventar e migrar para uma
campanha quase que 100% digital.
Um
exemplo disso são as convenções partidárias – reunião em que os partidos
definem quem serão os candidatos – que costuma ser realizada com a presença de
centenas de filiados, e que poderão ocorrer de forma virtual, conforme recente
decisão do TSE.
Da
mesma forma, o formato de campanha deverá ser revisto, apesar de estarmos
vivendo um momento incerto de quando voltaremos à normalidade, é improvável que
entre novembro e dezembro, datas prováveis para o novo pleito, já esteja
autorizada a realização de comícios e eventos que contem com aglomeração de
pessoas.
Ainda
que haja a autorização para aproximação, os candidatos precisam entender que
nem todos se sentem seguros ainda para participar de reuniões e eventos
presenciais. Além disso, a mentalidade das pessoas está mudando, a pandemia nos
mostrou que é possível fazer das mais diversas coisas utilizando ferramentas
tecnológicas.
Os
candidatos precisam enxergar as redes sociais como grandes aliadas e utilizar
de todas as ferramentas digitais disponíveis que possam aproximá-los de seus
eleitores.
Além
de toda a logística de alteração do calendário eleitoral, dos atos de
pré-campanha, prazos de prestação de contas, filiação, entre muitos outros,
será preciso aliar muita estratégia e inovação as eleições de 2020.
Dr. Pedro Melchior, Advogado
especialista em direito público - administrativo, eleitoral e tributário.
Fundador da banca Barros Advogados Associados. Consultor jurídico de diversos
municípios pernambucanos.
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