sábado, 11 de abril de 2020

Cidades cancelam festas de São João por causa de pandemia, Arcoverde e Caruaru na espera

São João de Arcoverde ainda é uma incógnita
              O intitulado ‘Maior São João do Mundo 2020’, em Campina Grande, na Paraíba, que reúne cerca de 2 milhões de pessoas no Parque do Povo, seria entre 5 de junho e 5 de julho. Devido à epidemia do novo coronavírus, o festejo foi adiado para entre 9 de outubro e 8 de novembro.

Adiar a 37ª edição do evento para o final do ano foi o jeito que a Prefeitura de Campina Grande encontrou para atender tanto as recomendações de saúde, de evitar aglomerações, quanto aos grupos econômicos que lucram com o festejo (sobretudo o setor turístico), que movimenta cerca de R$ 250 milhões.

Já na Bahia, as prefeituras de pelo menos 12 cidades baianas decidiram cancelar suas tradicionais festas de São João 2020 em meio ao cenário de pandemia pelo novo coronavírus. Primeiros municípios a suspenderem os festejos, Conceição do Almeida e Vitória da Conquista fizeram seus anúncios no mês passado. Na segunda-feira (6) passada, outras 10 cidades assinaram um termo conjunto de não realização dos seus eventos. 

Conhecidas por suas grandes festas, as prefeituras de Amargosa, Ibicuí, Senhor do Bonfim, Irecê, Miguel Calmon, Seabra, Itaberaba, Piritiba, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus entraram em acordo de cancelamento.

No final da semana passada, o Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios já havia recomendado que as prefeituras se abstivessem de realizar qualquer festejo junino com recursos públicos e indicou que fossem suspensas todas as licitações relacionadas aos eventos.

Arcoverde – Orçado em cerca de R$ 2,5 milhões o São João de Arcoverde ainda segue como uma incógnita. Até o momento a prefeita do município, Madalena Britto (PSB) se pronunciou sobre o evento que tem previsão de ocorrer entre os dias 20 e 28 de junho próximo. Se será cancelado ou adiado para uma data posterior.

Em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) disse que ainda ia aguardar mais um pouco para se decidir sobre o cancelamento ou adiamento da festa. Em entrevista à Rádio Jornal, afirmou que ainda não bateu o martelo sobre o adiamento do São João de Caruaru por causa da pandemia do novo coronavírus.

Já em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho (MDB) adiou o São João por prazo indeterminado. Ele anunciou que os recursos que estavam previstos para esses eventos serão realocados para a saúde pública, em especial, no combate à transmissão da Covid-19.


Nenhum comentário:

Postar um comentário