quinta-feira, 26 de março de 2020

Com 77 mortes, Brasil tem pico de vítimas e infectados em 24 h


                O Ministério da Saúde anunciou hoje, em coletiva de imprensa, que subiu para 77 o número de mortes em decorrência do novo coronavírus no Brasil — 20 vítimas nas últimas 24 horas. No total, são 2.915 casos oficiais no país. De acordo os dados, este é o pico de mortes e infectados em apenas um dia no país. Ontem, o ministério indicava 57 vítimas e 2.433 casos — 482 a menos de diagnosticados com a doença.


O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou que já era esperado nessa fase da transmissão do vírus que o número de casos novos, e de mortes registradas, fosse maior que o anteriormente registrado. Segundo Gabbardo, isso deve ocorrer pelos próximos 20 a 30 dias, período de pico da transmissão do vírus. A preocupação do Ministério da Saúde, diz o secretário, é a de que o crescimento no número de casos venha a ultrapassar o limite projetado de 33% por dia, o que equivale a termos o dobro de casos novos a cada três dias.

"Isso é esperado e nós vamos ter daqui pra frente quase que diariamente um número de casos novos superior ao número de casos do dia anterior", disse Gabbardo. "Isso por um período que imaginamos que deva ocorrer ainda por 20, 30 dias. É o esperado, vai acontecer. Temos que estar preparados para essa situação", afirmou o secretário-executivo da Saúde.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, afirma que nesse momento não é possível estimar a velocidade no avanço do vírus, e por isso é importante reforçar as medidas de prevenção, como o isolamento de pessoas com sintomas de gripe. Oliveira comparou o perfil do gráfico sobre o crescimento dos casos com uma montanha. "O que nós estamos tentando fazer: estamos tentando transformar essa montanha num morrinho, mas nós vamos ter que continuar escalando alguma coisa", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário