sábado, 11 de janeiro de 2020

Venturosa entre as cidades com melhor índice na área contábil de Pernambuco, segundo o TCE

                 Localizada a 246 Km da Capital pernambucana, o município de Venturosa, Agreste do Estado, fechou o ano de 2019 como um dos destaques do Índice de Convergência e Consistência Contábil – ICC-PE/2018 de Pernambuco apurado pelo Tribunal de Contas do Estado, obtendo a pontuação de 92,67%. Com os números, a cidade ficou entre os 19 melhores municípios do índice.

“Temos uma gestão voltada para a eficiência, o trabalho e a realização de obras e ações que atendam nossa população em todos os segmentos e para isso o planejamento, a seriedade, a racionalização dos custos são essenciais, pois somente assim podemos fazer mais e mais entregas de obras ao nosso povo. Temos muito o que fazer e a ordem é seguir em frente com o trabalho”, falou o prefeito Eudes Tenório (PV) comemorando os resultados do ICC-PE.

Em apenas 03 anos, de 2015 a 2018, Venturosa elevou seu Índice em 22,8% saindo de 75,52% em 2015, que já era considerado um índice bom, para 92,67% agora em 2018, último período analisado pelo TCE-PE.

O Índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco (ICCPE), é um diagnóstico elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco com o intuito de verificar o nível de atendimento e cumprimento, por parte dos municípios pernambucanos, das regras e padrões de contabilidade pública, no tocante ao grau de convergência e consistência exigidos pela lei.

Com o ICCPE, será possível aferir o nível mínimo de informações contábeis publicadas pelos Entes jurisdicionados do TCE-PE em suas prestações de contas, quanto ao nível de padronização e consistência contábil, que permita garantir fidelidade aos fenômenos orçamentários, financeiros e patrimoniais das transações escrituradas pelos seus segmentos de contabilidade.

Segundo a Secretaria de Finanças de Venturosa, os dados do ICCPE apontados pelo Tribunal de Contas além de zelar pela qualidade da informação, permite que o cidadão ou cidadã possa exercer melhor sua fiscalização e seu controle sobre os gastos públicos, demonstrando o elevado índice de transparência nas ações e atos da prefeitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário