sexta-feira, 6 de setembro de 2019

TCE recomenda rejeição de contas de Paulista e Nazaré da Mata


             A Segunda Câmara do TCE emitiu parecer prévio nesta quinta-feira (5) recomendando à Câmara Municipal de Paulista a rejeição das contas do prefeito Gilberto Gonçalves Júnior, relativas ao ano de 2016. O relator do processo foi o conselheiro Dirceu Rodolfo.

Já na última terça-feira (03), a mesma Câmara emitiu parecer prévio com recomendação à Câmara de Vereadores de Nazaré da Mata para rejeitar as contas do prefeito Inácio Manoel do Nascimento, referentes ao exercício financeiro de 2017. O relator do processo foi o conselheiro Carlos Neves.

Em relação a Paulista (processo TC n° 17100132-1), as principais irregularidades que ensejaram o parecer do relator, aprovado por unanimidade, foram: déficit de execução orçamentária da ordem de R$ 43.206.710,27, autorização de despesas orçamentárias em patamares superior ao devido; extrapolação de gastos com pessoal, no terceiro quadrimestre, aplicação de apenas 24,23% da receita corrente líquida na manutenção e desenvolvimento do ensino; e deficiência no Portal da Transparência, entre outras.

Em relação a Nazaré da Mata (processo TC n° 18100720-4), o conselheiro Carlos Neves elaborou o seu voto, pela rejeição das contas, com base nas seguintes irregularidades: comprometimento de 84,13% da receita corrente líquida do exercício com despesas com pessoal; descumprimento reiterado do limite de despesas com a folha desde o primeiro quadrimestre de 2013; não recolhimento para o Regime Geral de Previdência Social do montante de R$ 8.115.161,69 referente à contribuição patronal e dos servidores; empenho de despesas com recursos do Fundeb sem lastro financeiro para isto; não disponibilização no Portal da Transparência de informações relevantes sobre a situação financeira do município, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário