quarta-feira, 17 de julho de 2019

Arcoverde: Vereador divide bancada do governo ao ser privilegiado com informações oficiais

Vereador vem sendo treinado "feito passarinho" pra defender o governo
             A última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arcoverde  referente ao primeiro semestre de 2019, foi marcada não apenas pelas denúncias da oposição, mas pela divisão entre os vereadores da bancada do governo patrocinada por secretários do próprio governo. O fato mais marcante foi dado pelo vereador Wevertton Siqueira – Siqueirinha (PSB), que segundo a vereadora Zirleide Monteiro (PTB), vem sendo treinado  "feito passarinho' para ser o garoto propaganda do governo na Casa James Pacheco. 

Na sessão, o embate do vereador se deu com integrantes da própria bancada do governo. Desta vez foi a presidente da Câmara, a vereadora Célia Galindo (PSB), que muitas vezes faz o papel de líder do governo Madalena. Tudo se deu porque a Secretária de Educação, Zulmira Cavalcanti, segundo relata o próprio vereador, acatou um projeto “idealizado” por ele para oferecer 50 vagas para cursos preparatórios para concursos e vestibular/Enem. O projeto na realidade é do próprio governo, mas foi dado conhecimento exclusivo ao vereador socialista  que se apropriou como compensação aos treinamentos.

Sem conhecimento de nenhum dos vereadores governistas presentes à sessão, o vereador Siqueirinha anunciou a notícia como se fosse a “obra do século”, mas acabou comprovando na realidade que o governo já teria seu vereador preferido, apesar de contar com 07 em sua bancada e o mesmo não ocupar nem a liderança, e nem a presidência da casa.

A divisão dos parlamentares em vereadores de primeira e segunda classe foi tanta que a presidente da casa em determinado momento disse que o vereador era quem “tinha prestígio” no governo. O líder do governo, vereador Everaldo Lira, também ignorado no anúncio, não se pronunciou pois, assim como a presidente da câmara e os demais vereadores que formam a bancada, ficou a ver navios, ou voando feito passarinho, sem alpiste.

Com espaço reservado no governo, inclusive nos meios de comunicação pagos pela administração pública, o vereador Wevertton Siqueira (PSB) exerce seu primeiro mandato. Ele é filho do ex-vereador Miguel Leite de Siqueira, que não concorreu a reeleição após ter sua presidência à frente da Casa James Pacheco alvo de denúncia de desvio de recursos envolvendo o tesoureiro da câmara na época. Os danos ao erário na época, entre abril de 2014 e março de 2015, foram identificados pelo Ministério Público no montante de R$ 336.665,11 e em fevereiro de 2017 a denúncia foi aceita pela justiça. O fato inclusive foi mote de debates com a vereadora oposicionista Zirleide Monteiro, que em outras sessões foi alvo de ataques do vereador socialista por trazer ao conhecimento da sociedade as irregularidades do governo.

Abordado pela Folha, um dos vereadores da bancada governista disse que entre os secretários o ocorrido não passaria de "ciúmes" dos outros vereadores, mas, na realidade, disse ele, "tem secretário que sub-julga o valor e a necessidade do apoio parlamentar na Câmara Municipal e que é a maioria que dá tranquilidade ao governo e não um só". É aguardar pra ver na volta dos trabalhos legislativos, em 05 de agosto, se os vereadores escolhidos para a "segunda classe" vão seguir na defesa enfática do governo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário