terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Prefeito de São Jose de Belmonte atrasa pagamentos do TFD

          A oposição ao prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano (PHS), está cobrando do gestor o pagamento dos débitos em abertos (atrasados) com os usuários do Programa TFD (Tratamento Fora de Domicílio). Romonilson estaria em atraso há 11 meses com os usuários do programa de Tratamento Fora de Domicílio – TFD.

Segundo a denúncia, não existe justificativa para o não pagamento dessas despesas, uma vez que o TFD foi instituído através da Portaria Federal do Ministério da Saúde, Nº 55, do dia 24 de fevereiro de 1999, cabendo ao a prefeitura gerenciar os recursos, de acordo com a tabela de gastos (Demonstrativos ao lado).

O TFD, trata-se de Programa Federal, e não meramente Estadual ou Municipal. Segundo a denúncia a Secretaria de Saúde foi procurada várias vezes, e esta por sua vez sempre encaminhava os usuários do programa ao Secretário de Administração e Finanças da Prefeitura; e este por sua vez sempre alega a falta de recursos para o pagamento das diárias e passagens do TFD.

Um fato inusitado nos chamou a atenção na última semana, quando diversos usuários procuraram o secretário e esse falou: “que essa questão deveria ser tratada com a esposa do vice-prefeito”; e esta se comprometeu em falar com o gestor sobre o atraso dessas despesas.

Por outro lado, um usuário procurou nessa semana a prefeitura e uma funcionária de codinome Patrícia, informou que fosse avisado aos demais integrantes do serviço, que a prefeitura não iria mais pagar o TFD, por conta que já tinha uma casa de apoio e ônibus. O ônibus e a casa de apoio sempre existiram, desde a gestão passada. Com informações do blog do Cauê Rodrigues.