segunda-feira, 28 de abril de 2025

João Campos ovacionado e Raquel sobre aplausos e vaias em Congresso da Amupe

             O prefeito do Recife, João Campos (PSB) foi ovacionado nesta segunda-feira (28) ao chegar ao 8º Congresso da Amupe. Sob aplausos, gritos de incentivo e coros da plateia, composta majoritariamente por prefeitos e prefeitas e membros que participam de gestões municipais de todo o estado, João sentiu o apoio político e a força de seu nome em um evento que, teoricamente, seria terreno favorável à governadora Raquel Lyra (PSD).

A recepção calorosa reforçou o cenário captado pela pesquisa do Instituto Simplex, divulgada nesta segunda-feira, em que João Campos lidera com 56,5% das intenções de voto no cenário estimulado, contra 26% de Raquel Lyra. Nos votos válidos, João alcançaria 68,5%, enquanto Raquel ficaria com 31,5%.

Por outro lado, segundo jornalistas presentes, ao ser chamada para discursar no congresso da Amupe, no Centro de Convenções, em Olinda, a governadora Raquel Lyra (PSD) levou uma vaia. Ela teve que ouvir antes o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), cobrar de público a liberação das emendas estaduais.

“As emendas, em sua grande maioria, atendem aos municípios nas áreas de saúde e educação”, disse. Raquel ficou desnorteada e Porto, rompido com a governadora, não a cumprimentou depois da fala.

Ao encerrar a solenidade de abertura do congresso da Amupe, no Centro de Convenções, a governadora Raquel Lyra (PSD) ignorou a cobrança, feita antes, também em discurso, da liberação das emendas parlamentares impositivas pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB). Preferiu fazer uma espécie de balanço dos primeiros anos da sua gestão, sendo interrompida por aplausos e vaias.

O 8º Congresso Pernambucano de Municípios, acontece até o dia 30 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, com o tema “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação”. Considerado o maior encontro municipalista do estado, o evento reunirá prefeitos, gestores, técnicos, autoridades e sociedade civil em torno de debates sobre os principais desafios e soluções para a administração pública municipal.

A programação inclui painéis sobre temas como mudanças climáticas, infraestrutura, mobilidade urbana, saúde digital, educação, assistência social, captação de recursos, consórcios públicos e turismo, além de espaços como a Arena de Finanças Municipais, onde serão discutidas, por meio de teatro, alternativas para enfrentar a crise fiscal dos municípios. O maior destaque é a “Caravana Federativa”, que trará 44 ministérios e órgãos federais para realizar atendimento direto aos gestores municipais, facilitando o acesso a programas, recursos e orientações técnicas.


👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário