quarta-feira, 22 de junho de 2022

Subvariante BA.5 da Ômicron é detectada e já circula em Pernambuco

                     Em novo sequenciamento genético, realizado pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz-PE), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado nesta quarta-feira (22), foi identificado que a subvariante BA.5 da Ômicron já está circulando em Pernambuco. Entre as 146 amostras positivas analisadas, nove foram identificadas como da BA.5. As amostras foram coletadas entre janeiro e junho deste ano.

Os nove genomas foram de coletas realizadas entre os dias 26 de maio e 1º de junho, em pacientes residentes dos municípios de Recife, Macaparana e São Bento do Una, sendo sete mulheres e dois homens, com idades entre 15 e 85 anos. Desses, apenas dois estavam com esquema vacinal completo e um dos pacientes havia tomado apenas uma dose da vacina contra a Covid-19. Seis foram assintomáticos e outros três apresentaram sintomas.

Os outros 137 genomas processados também foram da linhagem Ômicron, com coletas realizadas entre janeiro e junho, em pacientes residentes dos municípios de Barra de Guabiraba, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife, Salgueiro, Vitória de Santo Antão, além do arquipélago de Fernando de Noronha. 

Na semana passada, Pernambuco já havia confirmado a circulação da subvariante BA.4 da Ômicron no Estado. Neste novo sequenciamento, 38 amostras foram identificadas como da sublinhagem BA.4. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário