quinta-feira, 7 de abril de 2022

Itaíba implanta o programa Telecardiologia de Pernambuco

                      Localizado no Agreste do Estado, o município de Itaíba passou a integrar a Rede de Telecardiologia de Pernambuco (Telecardio PE), programa que proporciona a emissão de laudos de eletrocardiograma online (TeleECG), além da realização de teleconsultorias e teleconsultas com profissionais capacitados. Para a prefeita Regina Cunha, mais um instrumento que chega para salvar vidas.

“Antes mesmo da pandemia, ainda em 2017, em nosso primeiro mandato, elegemos a Saúde como a prioridade das prioridades e investimos muito, desde a aquisição de mais de 15 veículos, cinco ambulâncias, abertura de 18 novos leitos no hospital, contratação de médicos e demais profissionais de enfermagem. Agora estamos investindo em tecnologia, com apoio de parceiros, para, assim, reforçarmos ainda mais nosso trabalho para salvar vidas e cuidar de nossa gente”, afirmou.

A implantação do sistema aconteceu no último dia 30 de março, quando o município recebeu a visita dos técnicos da rede de Telessaude de Pernambuco. O projeto é uma especialidade médica virtual criada para auxiliar serviços de saúde remotos que precisam de interpretação do eletrocardiograma de repouso e não disponibilizam de Cardiologistas em tempo integral. Isso vai permitir a emissão dos laudos de ECG, aumento da resolutividade da Atenção Primária em Saúde e a qualificação da fila dos usuários para rede especializada no estado.

Com a implantação do TeleECG, o eletrocardiograma é realizado na própria unidade e pode ficar pronto em até 2 horas. Durante o procedimento, o profissional da unidade envia pela plataforma de teleassistência a dúvida clínica ou sobre o processo do trabalho e recebe a resposta online, baseada em evidências científicas, do médico teleconsultor.

O projeto, coordenado pelo Núcleo de Telessaúde e pela Superintendência de Atenção Primária da SES, funciona em parceria com o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), da Universidade de Pernambuco (UPE); o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde; e o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário