domingo, 24 de abril de 2022

Após vencer o Miss Alemanha, pernambucana visita comunidade no Recife onde nasceu

                     Dois meses após conquistar o título de Miss Alemanha 2022, sendo a primeira imigrante e negra a vencer o concurso, a modelo, atriz e ativista Domitila Barros visitou à Linha do Tiro, no Recife, onde nasceu e desenvolve um projeto social. A pernambucana de 37 anos voltou à comunidade em abril e encontrou vizinhos e amigos repletos de orgulho da conquista dela. 

Esta foi a primeira vez que Domitila voltou à capital pernambucana depois de conquistar o título no país europeu. Ela foi coroada no dia 19 de fevereiro, durante a premiação realizada no Europa-Park Arena, na cidade alemã de Rust.

"Quando eu vi que estavam procurando mulheres com poder de inspiração, e não a mais bonita, e quando eu vi eles que estavam procurando uma mulher que podia ter qualquer cor porque, na Alemanha, isso é uma temática, eu falei: 'Vou tentar, vai que dá bom'", contou Domitila.

Ao todo, 12 mil candidatas se inscreveram no concurso, das quais 160 foram selecionadas para a disputa, que começou em setembro de 2021. Durante três fases, os jurados analisaram questões como diversidade, empoderamento feminino e responsabilidade social.

"Quando eu ganhei essa faixa, eu caí no chão porque eu não estava acreditando no que estava acontecendo. A minha caminhada foi muito árdua, a perna falhou naquele momento. Eu não estava entendendo", declarou a pernambucana.

Foi na Ilha do Tiro que Domitila começou o trabalho voluntário na ONG criada pelos pais, o Centro de Atendimento a Meninos e Meninas (CAMM). Em funcionamento há quase 40 anos, o espaço atende 40 crianças da comunidade com atividades educativas, esportivas e culturais.

Por causa do trabalho no Camm, Domitila ganhou, em 2000, o prêmio "Sonhadores do Milênio", da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Estudou serviço social e ganhou uma bolsa para fazer mestrado na Alemanha, onde mora desde 2006.

Para pagar as contas, começou a trabalhar como modelo e virou influenciadora digital, criando conteúdos sobre meio ambiente e sustentabilidade, entre outros temas. Domitila nunca perdeu o vínculo com a Linha do Tiro.  

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário