quarta-feira, 23 de março de 2022

Arcoverde: Professores com reajuste do Piso em 33,24% sem clareza na progressão do PCC na lei

                      A Câmara de Vereadores de Arcoverde aprovou na última segunda-feira (21) o Projeto de Lei de autoria do prefeito Wellington Maciel (MDB) que prevê o reajuste de 33,24% do Piso Nacional dos Professores da Educação básica, elevando o menor salário de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,63. O projeto recebeu questionamento dos vereadores da oposição que se abstiveram da votação por falta de clareza da lei.

Segundo os vereadores Célia Galindo (PSB), Rodrigo Roa (Avante), Zirleide Monteiro (PTB) e Siqueirinha (PSB), o projeto não deixa claro se o reajuste será estendido as demais faixas do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério - PCC, o que pode deixar de fora do aumento dezenas de professores efetivos que integram o plano de carreira da categoria. Os parlamentares cobraram a divulgação da tabela com os valores salarias de cada faixa, o que o governo não fez. 

Alertaram que a lei é específica em relação ao aumento do piso, o menor salário da categoria, e não aos demais profissionais da educação que podem ficar sem reajuste ou aumento bem inferior ao concedido pelo Governo Federal. Durante a sessão de segunda, a vereadora Célia Galindo apresentou uma tabela com as faixas salariais e respectivos valores da cidade de Pesqueira, algo que a prefeitura de Arcoverde não fez. Os vereadores disseram que se abstiveram “por não acreditar nas palavras de quem muda conforme os benefícios próprios, porque o que queríamos e dava segurança a todos os professores não está escrito na lei”.

Em outro momento da semana passada, o prefeito garantiu em discurso feito no plenário da Câmara de Vereadores diante de alguns professores que cobravam a votação do projeto, que o aumento seria para todos e ninguém iria perder. Em suas redes sociais, hoje, o prefeito comemorou a sanção da lei ao lado de vereadores governista. A expectativa agora dos professores é quanto ao contracheque agora de março, que, pela lei aprovada, já deve vir com o reajuste de 33,24%.

Em nota, o Sindicato dos Servidores, Sintema, favorável ao projeto, comemorou a aprovação em suas redes sociais, destacando a luta da entidade para garantir o aumento salarial dos professores de Arcoverde.

“Vitória dos(as) professores(as) de Arcoverde-pe. O Projeto de Lei que reajusta em 33,24% o Piso Nacional dos Professores do Ensino Fundamental foi aprovado com seis (06) votos favoráveis e quatro (04) abstenções. Essa vitória de hoje, demostra a luta do SINTEMA em organizar e luta dos trabalhadores (as) municipais. Piso dos professores de Arcoverde aprovado”, disse a direção do Sintema. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário