quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Panorama: Em Itaíba, Regina se consolida como a grande liderança política dos últimos anos

                         Ela começou como professora, depois auxiliar de enfermagem, secretária de Saúde, vereadora. Mulher simples, do povo como se costuma dizer no meio político, Regina Cunha, ou simplesmente Regina da Saúde iniciou seu sexto ano à frente da Prefeitura de Itaíba dando demonstrações de competência, força e liderança política.

Candidata em 2016, desacreditada por lideranças de mandato se seria capaz de pôr fim a quase 30 anos de poder de um grupo político, Regina surpreendeu e com a força do povo chegou a seu primeiro mandato de prefeita. 

Após herdar uma prefeitura sucateada, sem recursos, sem obras, sem veículos, sem saúde, sem educação, sem tudo, ela vem promovendo a maior transformação política-administrativa na terra do leite, hoje o segundo maior produtor de leite do estado de Pernambuco graças a um trabalho iniciado em 2017, primeiro ano da gestão de Regina. Durante quatro anos reergueu a Saúde, a Educação, a Assistência Social, Esportes, Agricultura, Obras, em todas as áreas da prefeitura, o que lhe garantiu a reeleição com folga de mais de dois mil votos em novembro de 2020 aplicando a segunda derrota ao grupo dos Martins. Uma vitória acachapante. Enfrentou a pandemia com desenvoltura e coragem, com investimentos que transformaram a saúde de Itaíba numa referência, registrando até o momento 14 vítimas da Covid-19, um número bem inferior a muitas cidades do mesmo porte.

Mas Regina começa 2022 com pé mais que direito, começa com os dois pés e as mãos pronta para se consolidar como a maior liderança política de Itaíba dos últimos anos, pondo fim a um ciclo de coronelismo que marcou a política local nos anos 80, 90 e 2000. O grande desafio para esse ano será garantir uma votação mais que expressiva, quem sabe majoritária, aos seus candidatos a deputado estadual (Rodrigo Novaes) e federal (Ricardo Teobaldo). Credenciais e obras para entregar a população, como fez na semana passada no que ficou conhecido como a Super Sexta das Obras, ela tem de sobra. Abraçada por Rodrigo Novaes, que também é secretário de Turismo do Estado e a aproximou do Governo do Estado, e Ricardo na esfera federal, Regina abre as portas de 2022 como uma liderança plural, aberta a tudo e a todos que queiram ajudar Itaíba a se firmar no cenário estadual como uma cidade em permanente crescimento e evolução.

ARCOVERDE – A cidade bateu mais um recorde em casos confirmados da Covid-19 em apenas 24 horas nesta terça-feira (25). Segundo a Secretaria de Saúde do município, foram registrados 195 novos casos do novo coronavírus, elevando o total de infectados desde o início da pandemia em março de 2020 para 8.254) casos confirmados. Desse total, 136 foram à óbito e 7.552 foram recuperados. Apesar dos casos crescentes, a única medida anunciada pelo Prefeitura de Arcoverde foi cobrar o comprovante de vacinação para entrar nos prédios públicos. Aglomeração, festa e folia, segue tudo liberado.

ARCOVERDE 2 – Disposto a ser um dos deputados federais mais votados do estado, o atual secretário da Assembleia Legislativa e deputado estadual, Clodoaldo Magalhães (PSB), pretende fazer um giro por Arcoverde e região nas próximas semanas. Para isso, sua assessoria sentou com as três principais lideranças que o apoiam na Capital do Sertão. As vereadoras Zirleide Monteiro e Célia Galindo; e o vereador e presidente da Casa James Pacheco, Siqueirinha, preparam uma agenda para apresentar o candidato a federal do grupo à população de Arcoverde.

ENTREVISTA – Depois de abrir o verbo nas rádios Independente FM e Itapuama FM, a vereadora Célia Galindo (PSB) parece ter retomado o gosto pelos microfones da mídia. Tanto que, no próximo dia 02 de fevereiro, é a convidada do Programa Conversa com Ricardo Resende, na Rede Vale (TV Online), às 20h00. Em pauta temas como a fome, aumento de salários de prefeito, projetos na casa James Pacheco, eleições 2022 e o retorno dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal. Na última entrevista, a vereadora não poupou os assessores de Wellington, dizendo que eles praticavam a política do medo para assustar o prefeito. Aguardar para conferir.

PETROLINA – O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), tem a sua administração aprovada por 88% da população do município sertanejo. É o que apontou uma pesquisa realizada em parceria entre a Folha de Pernambuco e o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Pré-candidato ao governo do estado, Miguel, apesar da boa aprovação na sua terra natal, não consegue deslanchar nas outras regiões do estado e nem agregar novas legendas ao seu projeto político, perdendo cada vez mais espaço para a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), que traz consigo quatro legendas partidárias ao seu projeto de pré-candidata a governadora.

CAÇA OBRAS – Após maratona por mais de 60 municípios durante o recesso parlamentar, o deputado federal Gonzaga Patriota pegou o pires e encheu de pedidos junto ao Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes. Na lista, o asfalto de 2 Km da BR 110 na área urbana de Ibimirim; construção de dois viadutos nas rodovias federais, BR 232, sobre a Avenida Major Antônio Rufino e, na BR 116, sobre a Avenida Getúlio Vargas, ambas no município de Salgueiro, bem como,  um anel viário na BR 116, com acesso ao Residencial Santo Antônio “Dr. Chico Sampaio”, que atende mais de 5 mil pessoas.  Se vai sair, só Deus sabe!

TUPANATINGA – O prefeito Silvio Roque resolveu jogar duro com os festeiros e promotores de eventos diante dos crescentes casos de Covid-19 no município. Baixou decreto (nº 020/2022) proibindo em todo o município, em qualquer dia e horário, a realização de shows, festas, eventos sociais de qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados, inclusive em clubes sociais, hotéis, bares, restaurantes, independentemente do número de participantes. A ordem é multar e fechar estabelecimento que insistir em promover eventos durante a validade do decreto, até o dia 25 de fevereiro.

MAIS UTI – E o aumento de casos da Covid-19 e da influenza que tem provocando mais atendimentos a pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave, levou o Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, a ampliar em mais 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Com isso, a unidade passa a contar agora com um total de 20 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria, no Setor SRAG/COVID. Pelos dados do boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Arcoverde ontem (25), o Hospital Regional estava com 84,6% de ocupação nas 13 vagas de UTI e 90% de ocupação nas 10 vagas de enfermaria. É bronca!

BUÍQUE – O Prefeito Arquimedes Valença aproveitou pronunciamento na Buíque FM na manhã desta quarta-feira (26) para anunciar novas medidas de enfrentamento a pandemia que, assim como em todo o País, vem crescendo no município. Anunciou ainda o início da vacinação de crianças de 10 e 11 anos de idade sem comorbidades contra a Covid-19 com a vacina da Coronavac. Também estão sendo vacinados as crianças com comorbidades e quilombolas dos 05 aos 11 anos com a Pfizer Pediátrica.  

IBIMIRIM – O deputado estadual licenciado e atual secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, recebeu um importante apoio político à sua reeleição. Trata-se do prefeito de Ibimirim, Welliton Siqueira. Rodrigo esteve na cidade sertaneja no domingo (24) para cumprir alguns compromissos e foi recebido pelo gestor e seu grupo político. No Recife, também esteve acompanhando o prefeito em visita a órgãos públicos estaduais. Com isso, o deputado que já conta na região com o apoio da prefeita de Itaíba, Regina Cunha, à sua reeleição, reforça ainda mais seu projeto político. 

“Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios”. (Martin Luther King)

Nenhum comentário:

Postar um comentário