terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Verão começa nesta terça (21) com prenúncio de fortes chuvas no Nordeste

                           O verão de 2021/2022 será de muita chuva e calor mais ameno para a estação, informou o Climatempo. O motivo é a La Niña — caracterizada pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico. O período começa oficialmente nesta terça-feira (22) às 12h59 (horário de Brasília). O fenômeno deverá contribuir para chuvas mais intensas no Nordeste brasileiro.

Para a maior parte do país, o verão vai trazer temperaturas mais altas, mas não exageradas, e volumes de chuvas bem elevados na maior parte do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A estação é caracterizada pela elevação da temperatura em todo país em função da posição relativa à Terra em relação ao Sol mais ao sul, fazendo com que os dias sejam mais longos que as noites e as mudanças climáticas sejam mais bruscas, descreveu o instituto.

Segundo César Soares, meteorologia do Climatempo, as primeiras semanas do verão serão de calor e de fortes pancadas de chuva em grande parte do Brasil, principalmente na região Sudeste (destaque para Minas Gerais).

Soares destaca que, ao contrário do restante do país, o Sul deve registrar menor índice de chuva, o que pode prejudicar a produção agrícola e o volume dos reservatórios da região. Em geral, a temperatura do ar nos estados sulistas deve permanecer acima da média histórica na estação.

O meteorologista do Climatempo chama atenção para as fortes chuvas que devem ocorrer ainda esta semana no Norte e Nordeste e podem gerar novos deslizamentos e alagamentos, como as que ocorreram no Sul da Bahia.

"As pancadas de chuva que ocorreram no fim da primavera devem se estender até o fim desta semana", alertou ele.

Arcoverde – Para o primeiro dia do verão, a previsão para Arcoverde é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A maior probabilidade chuvas (90%) é à noite. A temperatura varia de 19º a 35º.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário