quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Raquel Lyra entrega requalificação do pátio da Estação Ferroviária de Caruaru

                        A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), inaugurou na noite desta quarta-feira (03) as obras de requalificação do Pátio da Antiga Estação Ferroviária da cidade. O projeto revitalizou todas as áreas externas, com área superficial de 12.500 m². O novo espaço vai ser integrado à Via Parque, através da implantação de uma nova praça de eventos, respeitando a memória ferroviária.

”Hoje (03), nós entregamos o Pátio da Estação Ferroviária totalmente requalificado. Esse local tem um espaço especial em nossos corações, não é? Quem não lembra do Trem do Forró e de como fica lindo o São João aqui? Essa primeira etapa da obra conta com novo piso, iluminação, acessibilidade… e irá se integrar com a Via Parque!”, afirmou Raquel em suas redes sociais.

Os serviços começaram em agosto de 2020, com orçamento de R$ 3,1 milhões, e a previsão inicial era de que durasse seis meses. Nesta quarta foi inaugurado o pátio do local, que ainda vai contar com um espaço de alimentação, oficinas, atividades culturais e recreativas, além da revitalização das fachadas dos prédios históricos e projeto paisagístico.

Para o São João de 2022, a gestora afirmou que já há R$ 7 milhões de recursos garantidos por meio dos patrocinadores Heineken e Bradesco. A abertura da festa vai acontecer no último fim de semana de maio.

Espaço de grande importância para a história de Caruaru, a Estação Ferroviária foi inaugurada em 1895, funcionando por muitos anos transportando passageiros e cargas comerciais. O local também foi responsável por receber a alegria dos festejos juninos, com as viagens do “Trem do Forró”, durante o mês de junho. Apesar de o trem não passar mais pelo local, a história seguirá sendo contada com a requalificação que a estrutura do pátio passou.

Quem visitar a Estação Ferroviária, a partir de agora, vai perceber que, de fato, muito da história e da cultura da cidade foi preservada, percorrendo pela memória das linhas férreas preservadas no local. De acordo com a Prefeita Raquel Lyra, a valorização dos símbolos municipais é um dos compromissos da gestão.

“Temos trabalhado, desde o início, para entregar aos caruarenses os nossos cartões-postais, como o Monte Bom Jesus, a 15 de Novembro, a nossa Feira, que segue em requalificação dos espaços, bem como a linha férrea, que transformamos na Via Parque. E tudo isso é para que a gente possa resgatar e valorizar o que é nosso, o que faz parte da nossa história, da nossa cultura e que a gente tanto se orgulha. O que vem pela frente é melhor do que o que fizemos para trás. Hoje, nós estamos entregando esse lindo Pátio Ferroviário, agora, com acessibilidade, que permite mais mobilidade”, comemora.

O Pátio da Estação Ferroviária é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário