terça-feira, 23 de novembro de 2021

Arcoverde: Zirleide cobra pagamento de 14º salário a agentes de saúde

                      Uma lei federal instituída desde 2015 e que garante aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), um incentivo adicional que é chamado de “14º salário” vem sendo ignorada em Arcoverde desde o governo Madalena Britto (PSB) ao atual prefeito Wellington Maciel (MDB). A denúncia em tom de cobrança foi feita pela vereadora Zirleide Monteiro (PTB), durante sessão ordinária da Casa James Pacheco na noite desta segunda-feira (22).

“Ainda sobre esse governo maravilhoso como dizem aqui, quero trazer uma questão que afeta todos os agentes comunitários de saúde. Trata-se da portaria que garante a esses profissionais o incentivo adicional dos agentes de saúde, conhecido como décimo quarto salário. Todos os municípios recebem esse incentivo desde 2015. Trata-se de um repasse federal amparado na Portaria nº 1.024 de 21 de julho de 2015, mas, em Arcoverde, que é a tal ‘cidade de portas abertas para o futuro’, não se paga”, afirmou.

Segundo a parlamentar, que cobrou ao prefeito que pague o que é de direito desses trabalhadores da saúde, desde o início de 2016 o pagamento do Incentivo adicional (décimo quarto) vem sendo objeto de negociação entre os representantes dos agentes comunitários e prefeituras. “Essa verba, incentivo adicional conhecida como décimo quarto salário reflete diretamente na satisfação dos servidores e, consequentemente, na melhoria da prestação dos serviços”, disse a vereadora.

Para valer para todos, essa conquista precisa ser assegurada por lei municipal, revela Zirleide Monteiro, conforme aconteceu no ano de 2018 em diversos municípios de Pernambuco, tais como Timbaúba, Gravatá, Surubim, Sirinhaém, Carpina, Ribeirão, entre outros passaram a receber o repasse. Em todo o estado, 27 cidades já pagam o décimo quarto salário, na realidade, um incentivo destinado pelo Governo Federal aos agentes de saúde do município.

“Aproveito para pedir a bancada do governo, ao senhor prefeito que se diz moderno, que abra as portas para os agentes de saúde e faça valer a lei pagando esse benefício que é de direito desses profissionais”, finalizou. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário