segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Buíque ganha novo laboratório municipal com capacidade para 5 mil exames

                        Na manhã desta segunda-feira (16), o prefeito Arquimedes Valença inaugurou oficialmente o novo Laboratório Municipal de Buíque, que funciona no Hospital Municipal Maria Deci Macedo Valença e vai atender a todo o sistema de saúde do município. Devido a pandemia e por funcionar nas dependências do hospital, a entrega oficial do equipamento, que terá capacidade para realizar até 5 mil exames mensais, foi bastante restrita.

Para o prefeito Arquimedes Valença, é mais uma grande conquista para a população que tanto esperava por um equipamento desse no município, prometido e agora comprido.

“Ficamos felizes hoje por estar cumprindo mais uma de nossas metas de governo, levando à população que mais precisa a possibilidade de ter ao seu alcance exames de forma gratuita que serão disponibilizados de forma ágil e também poderão ter seus resultados baixados pela internet, o que é uma grande inovação deste novo laboratório”, afirmou. Para o vice-prefeito Túlio Monteiro, o laboratório representa o cuidado que o governo tem para com a população de Buíque que tanto aguardava por esse equipamento.

Segundo a Secretária de Saúde Janice Rodrigues, o novo laboratório terá uma capacidade de realizar até 5 mil exames mensais quando estiver em pleno funcionamento. As solicitações dos exames serão feitas pelas Unidades Básicas de Saúde e quem não puder baixar os resultados pela internet poderá pegar seus exames nas UBS da zona rural, para os moradores dessa área; e na Secretaria de Saúde para os que são da cidade.

A novo Laboratório Municipal terá como grande inovação a entrega do resultado on-line, um dos primeiros da região a funcionar assim. Para isso, cada pessoa que realizar os exames e quiser baixar o resultado, receberá uma senha para que possa ter acesso. O link pode ser encontrado no site oficial da Prefeitura de Buíque.

Segundo a coordenadora do Laboratório Municipal, a Biomédica Thainá Valença, os resultados dos exames serão liberados num prazo de 07 dias, sendo que a unidade atenderá tanto ao público externo das UBSs como ao público interno do Hospital Maria Deci Macedo Valença. A unidade ofertará inicialmente 12 tipos de exames, como de Glicose, Colesterol, HDL, LDL, VLDL, Triglicerídeos, Ácido Úrico, Creatinina, entre outros.

Além de Thainá Valença, o novo laboratório tem em sua equipe os biomédicos Ricardo Siqueira e Viviana Cristina; e as técnicas de laboratório Aparecida Alves e Ieja Leite. Presente a diretora do Hospital Municipal, Rudlânia Torres.  

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades


Nenhum comentário:

Postar um comentário