sábado, 31 de julho de 2021

Governo de Pernambuco confirma terceiro caso de infecção provocada pela variante alpha da Covid-19

                          O terceiro caso notificado no estado da variante alpha do novo coronavírus, originária do Reino Unido, foi confirmado nesta sexta (30) pelo governo de Pernambuco. Essa identificação foi feita pelo Instituto Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz (IAM/Fiocruz-PE), que divulgou a análise do sequenciamento genético de novas 212 amostras positivas para a Covid-19.

As amostras foram coletadas entre abril e julho em pessoas que moravam em 41 municípios pernambucanos.

Os dois primeiros casos da variante alpha foram identificados no estado, no dia 23 de julho. O terceiro caso, segundo o governo, é de um paciente que mora em Caruaru, no Agreste, e que teve a amostra coletada no fim de abril.

A análise, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mostra que a variante brasileira do coronavírus, chamada de gama ou P1, continua como linhagem prevalente do vírus em Pernambuco. Das 212 amostras, 205 foram identificadas como linhagem gama e uma da cepa alpha (B.1.1.7).

Também foram encontrados dois casos da P.1.1 e dois casos da P.1.2, que são variações menores da variante gama, além de um caso da B.1.1.525, um caso da B.1.222. Segundo os pesquisadores essa última, "não tem muita relevância epidemiológica até o momento".

"São variantes do vírus que ainda não têm nome determinado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), porque não se encaixam como variante de preocupação ou de interesse. São variantes que surgem em determinados locais, mas ainda não estão associadas a aumento do número de casos, reinfecção ou transmissibilidade mais alta", explicou o pesquisador da Fiocruz PE Marcelo Paiva.

Até agora, os sequenciamentos genômicos feitos em Pernambuco não identificaram novos casos da variante delta, detectada inicialmente na Índia. Os três casos registrados, segundo o governo, são importados, todos envolvendo tripulantes filipinos do navio Shoveler.

No dia 14 de julho foram confirmados os dois primeiros casos da variante também em tripulantes filipinos do navio cargueiro. No domingo (19) um deles morreu de Covid-19.

As 212 amostras desta rodada de sequenciamento são dos municípios de Agrestina, Águas Belas, Amaraji, Angelim, Araçoiaba, Bodocó, Caetés, Camaragibe, Carpina, Caruaru, Condado, Flores, Floresta, Ibimirim, Igarassu, Iguaraci, Ilha de Itamaracá, Ipubi, Itapetim, Jaboatão dos Guararapes, Lajedo, Limoeiro, Moreilândia, Passira, Petrolina, Pombos, Recife, Ribeirão, Sanharó, São Bento do Uma, São Caitano, São João, São José do Belmonte, Serra Talhada, Sertânia, Tabira, Tamandaré, Timbaúba, Triunfo, Vertentes e Vitória de Santo Antão.

O governo informou que sequenciou, desde janeiro, o genoma de quase 800 amostras biológicas com o objetivo de monitorar as variantes do novo coronavírus que circulam em Pernambuco.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário