terça-feira, 29 de junho de 2021

Itaíba: Agricultura promove 1º curso de inseminação artificial em bovinos

                       Foi encerrado na semana passada o primeiro curso de inseminação artificial em bovinos do município de Itaíba. A informação é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Diretoria de Agricultura que coordenou o evento realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). A prefeita Regina Cunha destacou a importância desses cursos para os produtores rurais do município.

“Por muitos anos nossos criadores não tinham a assistência técnica próxima a ele, tendo que se deslocar para outras cidades, principalmente Garanhuns, em busca de aperfeiçoamento e técnicas de melhoria do rebanho. Somos uma das maiores bacias leiteiras de Pernambuco e investir em nossos criadores, na melhoria de sua capacidade técnica, é investir no desenvolvimento social e econômico de nosso município, favorecendo ainda mais a melhoria de nosso rebanho”, afirmou.

Segundo a diretora da pasta, Josiene Fortunato, o principal objetivo do curso é contribuir para o melhoramento genético do rebanho do município, capacitando os produtores rurais para as novas realidades do mercado, de forma a atender a todas as exigências e aproveitar as novidades da tecnologia.

Ela revela que no passado os produtores rurais de Itaíba tinham que se deslocar até Garanhuns para realizar esse tipo de curso e, agora, a prefeitura, através da Diretoria de Agricultura, oferece essa oportunidade aos produtores locais em sua própria região. Os cursos têm duração de 03 dias, sendo uma aula teórica e duas aulas práticas e tiveram o acompanhamento de perto do Secretário de Desenvolvimento, Gonçalo Francisco.

Cada turma tem um número limitado de até 08 alunos/produtores devido a pandemia da Covid-19 e os custos de cada curso são custeados em grande parte (70%) pelo Sebrae e a Prefeitura de Itaíba. Os produtores entram apenas com uma contrapartida de 30% do valor total. Até agora os cursos promovidos pelo Sebrae/Prefeitura já formaram 04 turmas em inseminação artificial em bovinos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário