segunda-feira, 31 de maio de 2021

Venturosa em estado de alerta com crescimento de casos da Covid-19

Ademar Bezerra - Secretário de Saúde
                         O mês de maio de 2021 está sendo considerado o pior período da Covid-19 no município de Venturosa, Agreste de Pernambuco, desde o início da pandemia, em março de 2020. Apenas nesse mês foram registrados 311 novos casos confirmados e um óbito; e pode ser dois, caso um óbito que está em investigação tenha resultado positivo para o novo coronavírus. 

O número de casos representa a metade de todos os registrados em todo o ano de 2020, revela o secretário de Saúde, Ademar Bezerra. 

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, somente na semana passada foram registrados 129 novos casos confirmados da doença e várias transferências de pacientes de Venturosa foram feitas para outras unidades de saúde do Estado. O município chegou a ter 06 pacientes em Unidades de Terapia Intensiva de outros municípios, já que o hospital municipal não possui esse tipo de equipamento.

O drama da situação da Covid-19 em Venturosa pode também ser sentido pelo número de leitos abertos no Hospital Municipal Justa Maria Bezerra. Inicialmente eram cinco (05) leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus. Depois foi preciso ampliar para 10 leitos e agora a unidade conta com 14 leitos de Covid-19 e todos estão ocupados.

Segundo o direito do Hospital, Edgar Vagner, para melhorar ainda mais o atendimento a esses pacientes foi preciso deslocar vários leitos para a parte nova do hospital e a chegada dos 03 concentradores de oxigênio doados pelo governo do estado, vem auxiliando e muito o trabalho.

“Tivermos que mudar para a parte nova do hospital devido a demanda, onde deu pra aumentar a quantidade de leitos. Agente tá trabalhando no sentido de não deixar que falte oxigênio para os pacientes, já que é uma questão geral do estado. Os concentradores da Geres já estão sendo utilizados e a luta está sendo diária, tanto dos profissionais como da gestão para que a gente não entre em colapso”, concluiu.

Apesar dos decretos de restrições e controle das atividades econômicas, a população não estaria colaborando, com o registro de vários eventos, como flagrante feitos na barragem de Ingazeira, onde jovens transformam o local em uma “prainha” nos finais de semana. A conta está chegando no sistema de saúde local que está no limite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário