terça-feira, 18 de maio de 2021

Pernambuco recebe mais 255 mil doses da vacina AstraZeneca contra Covid-19

                          Um lote com 255,1 mil vacinas AstraZeneca/Fiocruz contra a Covid-19 chegou a Pernambuco na madrugada desta terça-feira (18). De acordo com o governo do estado, as novas doses devem ser destinadas para a primeira imunização de grupos prioritários de pessoas com comorbidades e de pessoas com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O quantitativo também deve contemplar a segunda dose para pessoas com idades entre 60 e 69 anos. A remessa chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Zona Sul da capital, à 1h50.

Após aterrissagem, as doses seguiram para o processo de checagem e armazenamento na sede do Programa Estadual de Imunização, na Zona Norte da cidade. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), ainda na manhã desta terça as vacinas devem seguir para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), de onde são distribuídas para os municípios.

Com a chegada das novas doses, Pernambuco totalizou 3.706.930 vacinas contra a Covid-19, sendo 1.959.160 da CoronaVac/Butantan, 1.683.420 da AstraZeneca/Fiocruz e 64.350 da Pfizer/BioNTech. A última entrega de vacinas para o estado aconteceu na sexta-feira (14), quando Pernambuco recebeu 42,4 mil doses da CoronaVac/Butantan.

No caso do imunizante da AstraZeneca/Oxford, a recomendação da SES é para que haja um intervalo de três meses entre a aplicação das duas doses. Para o imunizante CoronaVac, o recomendado é o intervalo de até 28 dias. Já no caso da Pfizer/BioNTech, o tempo entre as doses recomendado pelo Ministério da Saúde também é de três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário