segunda-feira, 8 de março de 2021

Covid-19: Petrolina atinge 100% de ocupação de leitos de UTI

                       O município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, atingiu a marca de 100% de ocupação de Leitos de UTI para a Covid-19. Todos os 44 leitos disponíveis estão com pacientes. A informação foi divulgada na noite do domingo (7), pelo prefeito Miguel Coelho (MD), nas redes sociais. Segundo o gestor, além do esgotamento nos leitos, o município passou a contar com fila de espera.

Na publicação, o prefeito voltou a chamar a atenção das pessoas, para que evitem aglomerações. “Se continuar desse jeito, seremos forçados a tomar medidas ainda mais severas, medidas mais restritivas. Não queremos prejudicar, nem atrapalhar a vida de ninguém. Queremos, sim, salvar e evitar que o que hoje está acontecendo, se prolongue por outros dias. Por favor, nos ajude”.

Petrolina já registrou 17.162 casos da Covid-19, com 211 mortes e 14.552 curas. O primeiro caso da doença no município foi registrado no dia 23 de março do ano passado.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) disse que "dentro do planejamento de abertura de novas vagas, nos próximos dias, a rede de saúde da IV Macrorregião de Saúde será reforçada com 20 novos leitos de UTI no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, e na UPAE de Petrolina. A SES-PE ainda está com chamamento público aberto para contratação de leitos dedicados à Covid-19 junto aos hospitais privados e filantrópicos".

Veja a nota completa

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ressalta que tem monitorado permanentemente a situação epidemiológica do Estado e a rede de assistência. Também tem realizado as ações necessárias para garantir o atendimento dos pernambucanos, ampliando os leitos na rede própria e contratualizando na privada, o que tem possibilitado a oferta, atualmente, de mais de 2 mil vagas de UTI e enfermaria em todas as regiões pernambucanas. Importante destacar ainda que a Central de Regulação do Estado tem atuado para fazer os encaminhamentos necessários para os hospitais de referência e para demais leitos criados para o atendimento desses pacientes em todo o Estado.

Além disso, dentro do planejamento de abertura de novas vagas, nos próximos dias, a rede de saúde da IV Macrorregião de Saúde será reforçada com 20 novos leitos de UTI no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, e na UPAE de Petrolina. A SES-PE ainda está com chamamento público aberto para contratação de leitos dedicados à Covid-19 junto aos hospitais privados e filantrópicos.

Por fim, a SES-PE ressalta que, neste momento de aceleração da doença no Estado, é preciso que todos reforcem a adoção do cuidado e respeitem as regras de prevenção, porque só assim será possível diminuir a aceleração da doença e a quantidade de pacientes com quadros graves da Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário