quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Itaíba: Irmão de deputado Claudiano Martins é exonerado e ainda multado pelo TCE

                     O governador Paulo Câmara (PSB) editou ato exonerando Adriano Nemésio Martins do cargo de presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM), autarquia estadual e, de quebra, ainda ganhou uma multa do TCE. Adriano é irmão do deputado estadual Claudiano Martins (PP), recentemente empossado pelo governador como novo secretário estadual de Desenvolvimento Agrário.

Segundo uma fonte no Governo do Estado sob reserva, a saída de Adriano do cargo de presidente do IPEM, cargo de confiança do governador, foi para evitar supostas acusações de nepotismo.

Uma lei de autoria do ex-governador Eduardo Campos, de 2007, proíbe que parentes de secretários estaduais ocupem cargos em comissão no Governo do Estado.

Mas o irmão do deputado e secretário não tem só este problema. É que o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) aplicou a Adriano Martins, dois dias após a sua saída do governo, uma multa. Segundo o Acórdão, o então presidente do IPEM não atendeu a pedidos de informações do TCE.

Pela decisão do Tribunal, “...não foram fornecidas as informações solicitadas pela equipe de auditoria referente aos meses de março de 2019 a abril de 2020”, e afirma que as justificativa apresentadas pelo presidente do IPEM, Adriano Martins, não merecerem acolhimento porque as informações requeridas são de um ano atrás, com tempo suficiente para terem sido corrigidos e mesmo em meio a pandemia os demais órgãos mantiveram normalmente suas atividades.

O Acórdão também determinou que o IPEM regularize as informações não prestadas. Da decisão cabe recurso.  A posse de Claudiano Martins ocorreu em 1° de fevereiro e a exoneração de Adriano ocorreu apenas em 15 de fevereiro. Do blog Hoje PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário