quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Assistência Social de Itaíba retoma atividades a todo vapor

                      Uma reunião técnica promovida pelo Secretário de Assistência Social e Cidadania, Arnon Vieira Ramos, e toda a equipe que integra a pasta, marcou a retomada dos trabalhos na área social do município de Itaíba. No encontro, que contou com a participação de todos os colaboradores dos diversos programas sociais, foram definidas as metas para o ano de 2021, ano de superação da pandemia, como afirma Arnon Vieira.

“Tivemos um ano muito complicado em 2020, obrigados a fechar programas, manter distanciamento de nossa clientela, se proteger e proteger as pessoas mais vulneráveis. Agora, com a chegada da vacina com o renascer da esperança e a chegada de um novo governo da prefeita Regina, vamos intensificar nossos trabalhos e atuar de forma ainda mais próxima de quem mais precisa”, afirmou.

Durante o encontrou foi feito um balanço dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano passado nos programas como o CRAS, CREAS e CENTRO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, além de ações a exemplo do Programa Criança Feliz e da Coordenadoria da Mulher. Apesar da avaliação positiva, o secretário disse que a ordem agora é se desdobrar, pois os desafios deixados pela pandemia, que ainda não acabou, são enormes. A pasta conta hoje com quatro assistentes sociais e 03 psicólogos para dar suporte aos atendimentos às pessoas que procuram as unidades dos programas sociais.

Sobre sua atuação à frente da pasta, Arnon Vieira, destacou conquistas importantes, começando pela dinamização dos trabalhos que encontravam-se em compasso de espera. Citou a implantação da Secretaria de Assistência Social itinerante,  CRAS itinerante do Distrito Jirau; Reforma, implantação e funcionamento do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; criação da Lei de Benefícios Eventuais (Cestas Básicas, Programa do Leite,  Auxílio Funeral, dentre outros); A implantação do Cadastro de Vulnerabilidade Social, do Programa Criança Feliz, além da parceria com Institutos de Reabilitação (Álcool e outras drogas).

Em seu balanço, ele destacou também a estruturação com a aquisição de equipamentos para as sedes dos programas sociais (CRAS sede, CRAS Negras e CREAS Itaíba), o projeto psicologia solidária e acolhimento social na Covid-19 e o Cadastro social dos trabalhadores informais na pandemia, possibilitando o acesso ao auxílio emergencial.

No tocante ao enfrentamento a pandemia, assim como em todas as ações promovidas pela Assistência Social, Arnon Vieira destacou o apoio incondicional da prefeita Regina Cunha e citou entre as ações de enfrentamento ao Covid-19 a distribuição de mais de 12 mil máscaras e de mais de 400 kits de higienização para prevenção do novo coronavírus.

A meta agora é intensificar as ações e citou como exemplo a ampliação do atendimento do Programa Documento Legal (emissão de RG e Carteira de Trabalho digital gratuitos) para que chegue a mais itaibenses da cidade, distritos e sítios, além do fortalecimento do atendimento domiciliar as pessoas com deficiência e manutenção da Casa de Apoio no Recife, uma conquista do governo Regina/Valdo do Pipa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário