segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

PANORAMA: A ameaça invisível que avança em Arcoverde

                   Arcoverde começa o ano de governo novo, ninguém sabe ainda se por quatro anos ou alguns meses, a depender da decisão a ser tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral acerca de um recurso do atual prefeito Wellington Maciel contra a cassação de sua chapa a dois dias das eleições de 15 de novembro passado, e começa também com os casos da Covid-19 em alta e crescente. Fechou a semana que passou, a última de 2020 e começo de 2021 com quase 200 casos confirmados. Um número 40% maior do que a semana que passou, quando foram anotados 141 casos. Agora, a expectativa é para os próximos sete dias, quando as festas de Natal e Réveillon devem dar os primeiros resultados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O novo secretário de Saúde, que chega com extenso currículo, terá que tomar medidas mais concretas e efetivas no combate e controle da disseminação da doença. Arcoverde tem número limitados de UTI e no Hospital Regional são atendidos além dos arcoverdenses, pacientes de outros municípios da região. A falta de fiscalização, falta de testes e falta de uma política efetiva de combate e enfrentamento ao vírus, aliada a uma população que começou a relaxar nas medidas de prevenção, pode transformar a cidade num verdadeiro caos no tocante a saúde pública. Que medidas serão tomadas? Até agora nenhuma foi anunciada pelo governo que começou no último dia 1º de janeiro. 

RECIFE – Dezessete dos 18 secretários escolhidos por João Campos (PSB) se reuniram, neste domingo (3), para definir as ações a serem realizadas a partir de 2021 na Capital pernambucana. Esta foi a primeira reunião de secretariado convocada pelo prefeito do Recife e ocorreu no Compaz Dom Helder Câmara, inaugurado em dezembro, com seis anos de atraso, no Coque, na área central da cidade. Uma das prioridades é a redução da desigualdade social, que, segundo o IBGE, é maior no Recife que em todas as capitais do Brasil.

BUÍQUE – Nesta segunda-feira (04), o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), empossa seu secretariado em solenidade marcada para um espaço de eventos da cidade. Deverão ser anunciados os nomes dos secretários e adjuntos que vão tocar ao lado do prefeito o quinto mandato de Arquimedes no município. O encontro acontece às 09h da manhã.

TUPANATINGA - Vereadora mais votada de Tupanatinga nas últimas eleições, com 801 votos, a jovem Rayne das Ovelhas (PSB), além de ser a mais jovem, 21 anos, a tomar assento na Casa Jackson Galvão Melo, deu um olé nas pretensões do prefeito Silvio Roque de comandar a Câmara Municipal. Oposicionista, Rayne deu um xeque mate no candidato do prefeito, o vereador Welisson de Quinca, e elegeu-se presidente da casa legislativa por 6 votos a 5. 

PEDRA - Com os votos dos vereadores Benevides, Reginaldo de São Pedro, Gó do Alegre, Erick, Beto e Rayssa de Riva, o vereador Beto de Berenice (Avante) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores da Pedra por 6 votos contra 5 da chapa adversária. Na fala, pregou união e disse que vai trabalhar junto com todos os demais parlamentares “para o bem de todo mundo”. Rayssa de Riva, que era o candidato a vice do ex-prefeito Osório Filho, decidiu a favor do candidato aliado do prefeito Junior Vaz.

DEMISSÕES – Em Arcoverde, o prefeito Wellington Maciel não tem demostrado tanto amor a sua genitora política, a ex-prefeita Madalena, tem cortado em todas as secretarias, cargos comissionados e contratados que até dois meses atrás estavam nas ruas pedindo votos pra ele. O chute é em todas as secretarias, na AESA e na Arcotrans que deve sofrer mudança geral. Para completar, o novo prefeito pôs fim ao contrato da empresa terceirizada de contratação de pessoal. O que os ex-funcionários tem mais ouvido nos últimos dias é “fique em casa”, mas não é por causa da Covid-19.

SEM SALÁRIOS - Vários professores da Secretaria de Educação de Arcoverde reclamaram que passaram a virada de ano lisos. É que a prefeita Madalena Britto (PSB), não pagou os salários de dezembro. Até sábado, não tinha entrado um centavo nas contas dos professores. A categoria quer saber já do novo secretário: cadê o salário de dezembro que a ex-prefeita não pagou até o dia 31?

PREMIAÇÃO – Será nesta terça-feira (05), que a Senso Eventos & Pesquisas realiza a entrega do prêmio Persona 2020, homenageando empresas e personalidades que se destacaram no ano passado, conseguindo superar as adversidades de um ano marcado pela pandemia da Covid-19. O evento será transmitido pela fanpage oficial do prêmio (https://www.facebook.com/premiopersonaregional) à partir das 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário