quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Morre primeiro paciente com Covid-19 transferido para o Recife por causa do colapso da saúde em Manaus

                        Um paciente com Covid-19 transferido de Manaus (AM) para o Recife morreu, nesta quarta-feira (27), no Hospital das Clínicas, na Zona Oeste da capital pernambucana. Esse foi o primeiro óbito entre as pessoas que chegaram ao estado. A informação foi repassada pelo governo de Pernambuco, no boletim diários sobre a situação da doença.

Desde o final de semana, Pernambuco recebeu 26 pacientes do Amazonas enviados pelo Ministério da Saúde. As transferências ocorrem por causa do colapso na saúde no Amazonas. No referido estado, pacientes chegaram a morrer por falta de oxigênio.

Ainda segundo o boletim do estado, a pessoa que morreu chegou ao HC na terça-feira (26). O paciente “foi a óbito nesta quarta (27) após agravamento do quadro”, informou o governo.

Ainda de acordo com o estado, dois pacientes que estavam internados no Hospital das Clínicas foram transferidos, na terça-feira (26), para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem (antigo Alfa), na capital.

Foram dois homens com 53 anos e 42 anos de idade. “Eles estão passando por exames de avaliação e sendo acompanhados pela equipe multiprofissional do hospital”, disse o estado.

"Os dois estão conscientes, com quadro de saúde considerado estável, recebendo suporte de oxigenação por máscara não reinalante", disse o comunicado.

Os novos pacientes se juntam aos outros 11 amazonenses que já estão sendo monitorados pela equipe que atua na terapia intensiva do serviço do antigo Alfa. São oito homens e três mulheres, com idades entre 35 e 64 anos.

Três deles (2 homens e 1 mulher) apresentaram piora e precisaram ser intubados. Cinco deles (4 homens e 1 mulher) estão estáveis, mas recebem suporte de oxigenação (cateter nasal e máscara reinalante).

Os outros três respiram sem a ajuda de aparelhos e "evoluem bem clinicamente", conforme o estado. Desse grupo, seis foram levados para a unidade, na terça, e os outros cinco, os primeiros a chegar do Amazonas, chegaram no serviço na noite de sábado (23).

Ao todo, 13 pacientes amazonenses estão internados no Hospital Alfa. Outros 12 amazonenses encontram-se no Hospital das Clínicas.

A assessoria de comunicação do HC, no Recife, informou, na noite desta quarta, que divulgaria uma nota com detalhes sobre essa morte. Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário