terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Após receber Arthur Lira, Paulo Câmara vai à mesa com Rodrigo Maia

                   Nesta terça-feira (08), o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Mais (DEM) ofereceu um almoço ao governador pernambucano Paulo Câmara (PSB) em sua residência oficial, em Brasília. O encontro se dá, exatamente, um dia após o candidato do PP à presidência da Câmara Federal, Raul Lira, pegar um avião para estar no Palácio do Campo das Princesas "pedindo a benção" do governador, vice-presidente nacional do PSB, para a disputa.

O movimento de Maia de fazer o contraponto junto a Paulo Câmara carrega um simbolismo. O governador de Pernambuco já cumpriria agenda, em Brasília, nesta terça-feira (08), às 11h, como ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ao lado também de outros governadores para tratar do Programa Nacional de Imunização. O convite de Maia parece buscar neutralizar a jogada de Arthur Lira. O governador costuma receber candidatos à presidência da Câmara Federal, mas, desta vez, Rodrigo acabou conquistando a presença do governador em Brasília.

A agenda de Paulo Câmara com Rodrigo Maia se dá no momento em que o democrata rearruma as peças do xadrez de sua sucessão. Embora viesse jogando com a possibilidade de várias candidaturas, aliados repisam que o plano A de Maia era mesmo ele tentar a reeleição, o que acabou inviabilizado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de vetar a reeleição para as presidências da Câmara e do Senado, sacramentada no último domingo (06).

Arthur Lira disputa o comando da Casa, contando com a simpatia do governo Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia, que vem realçando a necessidade de independência do Legislativo, age para desarticular o movimento do adversário. Lira foi ao Palácio do Campo das Princesas acompanhado do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, e do deputado federal Eduardo da Fonte. Além do governador, foi recebido pela vice-governadora, Luciana Santos, pelos deputados federais Renildo Calheiros (PCdoB), Danilo Cabral (PSB), Wolney Queiroz, entre outros auxiliares do governador.

A visita de Arthur Lira a Pernambuco já estava agendada desde a última quinta-feira (03). Não à toa, o aceno feito por Rodrigo Maia ao governador de Pernambuco, no último sábado (05), foi lido, por aliados do gestor, como uma "vacina".

Em 2019, o PSB não apoiou a reeleição de Rodrigo Maia à presidência da Câmara. Um dos cotados, hoje, para sucessão de Maia é o deputado federal Fernando Filho (DEM), que encontra-se na oposição ao Governo do Estado. Para aliados de Arthur Lira, por esse contexto, Pernambuco parece terreno fértil para o PP, aliado local do PSB, buscar apoio.

Maia, no entanto, já vinha fazendo visitas a Pernambuco para tratar do tema. Ainda em setembro, como a coluna registrara com exclusividade, ele almoçou com Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco. A agenda oficial de Maia, no Estado, era com Paulo Câmara, na ocasião, e a pauta era Reforma Tributária. Maia estava acompanhado de Aguinaldo Ribeiro (PP), também cotado para sua sucessão. Aguinaldo acompanhou Rodrigo no almoço reservado e sem holofotes com Bivar, que, agora, lançou candidatura à presidência da Câmara. A dimensão do PSL, segunda maior bancada da Câmara, interessa ao bloco de Rodrigo. Aguinaldo Ribeiro, por sua vez, não une o PP, partido de Arthur Lira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário