terça-feira, 24 de novembro de 2020

Buíque inicia Semana da Saúde Visual com exames de vista gratuitos

                      Começou nesta segunda-feira (23) e se estende até o próximo sábado (28) em Buíque a Semana da Saúde Visual, numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Olha pelo Próximo. Pelo menos 200 pessoas deverão passar pela triagem do programa por dia o que deve representar cerca de 1.200 buiquenses beneficiados. A triagem está sendo feita na Creche Cristiana Vieira, das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Ao passar na triagem, cada paciente receberá um tíquete com o horário certo de seu atendimento médico que começa a ser realizado no mesmo local a partir da próxima semana.

No processo de triagem foram mobilizados agentes comunitários de saúde e outros profissionais da associação Olhar pelo Próximo. Já os exames propriamente ditos irão contar com a presença de dois médicos oftalmologistas além de auxiliares da entidade que deverão realizar cerca de 200 exames diários, nos dois horários.

Os pacientes serão submetidos a sete tipo de exames, como avaliação de acuidade visual, refração completa (medida de grau), exames dos movimentos oculares, exames da parte anterior dos olhos, exames de biomicroscopia, medição de pressão intra-ocular e testes do olhinho em bebês de 0 a 2 anos.

A Associação Olhar pelo Próximo (AOPP) tem sede em Goiânia e atua para oferecer atendimento oftalmológico gratuitos ou a custo baixo. Tem atuado em várias cidades do Brasil por meio de parcerias com as prefeituras. Já são mais de 360 cidades nas regiões de Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste.

Segundo a Secretária de Saúde, Janice Rodrigues, essa etapa vai identificar os problemas visuais de cada um e encaminhar os pacientes para os devidos tratamentos. Em 2019, cerca de 1.500 pessoas foram beneficiadas com o Programa da Semana de Saúde Visual em Buíque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário