quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Prefeitura de Arcoverde some com portal da transparência da Covid-19

        Neste dia 23 de setembro, dia da Padroeira de Arcoverde, quem acessou o site oficial da Prefeitura do município em busca de informações sobre a Covid-19, principalmente sobre as receitas e gastos realizados desde março, quando começou a pandemia do novo coronavírus, se deparou com nada. Isso mesmo! Como mostra a foto ao lado, o local a onde tinha o banner que dava acesso ao portal da transparência Covid-19 desapareceu. Ele ocupava o espaço marcado em vermelho na imagem.

    
No último acesso feito pela Folha existiam mais de R$ 4,5 milhões para serem aplicados e outros R$ 1,6 milhões já aplicados. Através do Portal da Transparência do Covid-19 o cidadão poderia saber quanto e como estavam sendo utilizados os recursos repassados pelo Governo Federal e Estadual para o combate ao novo coronavírus. Agora, sumiu tudo como pode ser visto na imagem abaixo:

No dia 17 de abril, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), que adotem as medidas necessárias para adaptar as páginas do Portais da Transparência municipais a fim de lançar as informações sobre documentos, valores recebidos e despesas efetuadas no enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

O promotor de Justiça que atuam nas cidades apontaram que os municípios receberam repasses do Ministério da Saúde para custear ações de combate à Covid-19, como investimentos nas redes de atenção primária, assistência ambulatorial e hospitalar.

Além de zelar pela utilização adequada dos recursos, os prefeitos devem também assegurar que as informações disponibilizadas no Portal da Transparência sejam publicadas de forma clara e acessível ao público, o que deixou de acontecer em Arcoverde. Denúncia já foi formulada ao Ministério Público sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário