sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Petrolina: Miguel Coelho lidera disputa com 73% de intenções de voto


              A primeira pesquisa do Instituto Potencial sobre a corrida sucessória em Petrolina  encomendada pelo blog do Magno Martins, aponta uma vitória fácil do prefeito Miguel Coelho (MDB) logo no primeiro turno. Se as eleições fossem hoje, ele teria impressionantes 73% das intenções de voto contra apenas 8% do pré-candidato do PT, Odacy Amorim, e 7% do pré-candidato do PSD, Júlio Lóssio Filho. Gabriel Menezes, que disputa pelo PSL, é o preferido por 3% e Vinicius de Santana, do PCdoB, pontuou apenas 1%.

Petrolina talvez seja a única cidade do País na qual os eleitores não querem votar em branco ou anular o voto de jeito nenhum. Dos entrevistados, apenas 1% manifestou intenção de anular o voto e 0% de voto em branco. O número de indecisos também é muito baixo, de apenas 7%. Na sondagem espontânea, na qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome do candidato sem o auxílio da lista com todos os postulantes, Miguel também está disparado: 64% das intenções de voto.

O petista Odacy Amorim foi citado por 4%, Júlio Lóssio Filho 1% e Gabriel Menezes também 1%. Quanto à rejeição, Júlio Lóssio Filho lidera. Dos entrevistados, 55% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido por Odacy, com 48%, Vinicius 45% e Gabriel 41%. Miguel tem apenas 8% de rejeição, posição extremamente confortável para um gestor que vai à disputa pela reeleição colocando o seu Governo em julgamento pela população.

A pesquisa foi a campo entre os dias 21 a 26 deste mês, sendo aplicados 600 questionários, com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. Segundo a metodologia, a amostra é representativa dos eleitores da área pesquisada (Petrolina, áreas urbana e rural), e foi selecionada da seguinte forma: Em primeiro lugar foram definidos estratos com base nas zonas (agregação por bairros), e todos os estratos foram investigados, sendo o número de entrevistas em cada uma proporcional ao tamanho da população (IBGE).

A partir daí, são selecionados aleatoriamente os bairros de cada estrato (zonas). Em seguida, é feita a seleção aleatória do(a) entrevistado(a) utilizando-se quotas em função da ponderação das variáveis gênero e idade. Para a ponderação foram utilizadas informações do TSE – Julho 2020 e delimitação dos estratos (zonas) por bairros conforme definição oficial. Para as variáveis de grau de instrução e renda mensal familiar do entrevistado, serão considerados os resultados obtidos no processo aleatório definido para a realização das entrevistas. O número de registro no TSE é 04103/2020.

Estratificando o levantamento, as maiores taxas de intenção de voto de Miguel estão entre os eleitores jovens (91%), entre os eleitores com grau de instrução superior (81%) e entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (83%). Por sexo, os percentuais são iguais – 73% homens e 73% mulheres. Já Odacy tem suas maiores indicações de voto entre os eleitores na faixa etária acima e 60 anos (12%), entre os eleitores com grau de instrução fundamental II (11%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (9%). Por sexo, 9% são homens e 7% mulheres.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

O Instituto Potencial, que é de Salvador (BA), sondou ainda os entrevistados sobre o grau de satisfação com os três níveis de poder – federal, estadual e municipal. A gestão de Miguel tem quase a unanimidade da população, 87%, representando a soma dos que consideram ótimo e bom. Tem mais 11% de regular e apenas 1% de ruim e péssimo.

Já o Governo Paulo Câmara, que ainda não definiu em que palanque subirá em Petrolina, tem apenas 24% de aprovação e igual percentual de reprovação, enquanto 44% julgam regular. Bolsonaro, por fim, tem aprovação de 26% dos entrevistados e reprovação de 41%, enquanto 30% consideram regular. Do Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário