segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Arcoverde cobra instalação de CPI pra apurar desvios no Governo Madalena

     O jornalista Magno Martins traz em sua coluna de hoje, uma das mais lidas em todo o Estado, uma análise sobre os fatos que podem levar a CPI que visa apurar o desvio de recursos no Governo Madalena Britto (PSB) a se transformar numa grande pizza. Segundo ele, “a população de Arcoverde ficou extremamente frustrada na última sexta-feira com a presidente da Câmara, Célia Galindo (PSB), que não cumpriu a palavra empenhada em entrevista ao Frente a Frente, de que instalaria naquele dia a CPI que apura irregularidades em um programa social na gestão da prefeita Madalena Brito (PSB). Ouvida, disse que não contou com a compreensão dos vereadores que indicou inicialmente seguindo o preceito da saudável proporcionalidade”.         

Diz a presidente ao jornalista que “O poder de indicação e escolha é meu, os que convidei, estranhamente, não aceitaram”, justificou Galindo, adiantando ter esperanças de que hoje, prazo final da instalação da CPI, possa contar com a colaboração dos vereadores.

Mas, apesar de afirmar que o poder de escolher é seu, na realidade a vereadora e presidente deve também seguir as determinações dos partidos, a exemplo do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB que por meio de ofício, protocolado ainda no final de julho, indicou o nome da vereadora Zirleide Monteiro para representar a legenda na CPI. O ofício foi assinado pelos três parlamentares do partido: Heriberto do Sacolão, Everaldo Lira e a própria Zirleide Monteiro. Portanto, não cabe aqui a presidente escolher quem ela quiser, mas seguir a determinação já expressa pelo partido.

No tocante aos demais membros, cabe a a presidente dizer quem ou qual partido se recusou a indicar nomes para compor a CPI e assim, a sociedade de Arcoverde vai ficar sabendo quem tá querendo jogar para debaixo do tapete as irregularidades já apontadas no âmbito da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Arcoverde. 

Que a presidente da Câmara abra hoje a sessão e cobre dos demais partidos, só tem mais dois, já que o PTB indicou Zirleide Monteiro, que indiquem seus nomes e caso a CPI naufrague por omissão desses partidos ou parlamentares, que o povo de Arcoverde saiba quem não quer cumprir a sua obrigação de vereador, que é a de fiscalizar o Poder Executivo. Quem do PSB ou do Avante foram indicados ou convidados que se recusaram a participar da CPI? 

Como revela a vereadora Zirleide Monteiro, a presidente da Câmara, a vereadora Célia Galindo (PSB), “não tem motivos para não instalar. A CPI foi aprovada por maioria absoluta. Estamos diante de um caso muito nebuloso, que, sem explicações, foi abandonado pelo Ministério Público”. E não adianta dizer que está na Procuradoria Geral de Justiça, pois ninguém sabe o número do tal inquérito que investiga tais fatos e a promotoria disse a própria vereadora denunciante que não poderia dizer (?).

Segundo a denúncia dela, desde 2016 um esquema de desvio de recursos vinha sendo praticado no âmbito da Secretaria envolvendo inclusive recursos do BPC (Benefício de Prestação Continuada), nomes de pessoas utilizadas como laranjas para receber recursos através de empenhos. Em somente um caso citado no pedido de CPI, um senhor, agricultor, recebeu em sua conta bancária transferências que somam quase R$ 20 mil, além de ter recebido pagamento por ministrar cursos para a secretaria, quando mal sabe escrever.

Segundo a vereadora Zirleide Monteiro, além dos fatos nebulosos que estão tentando jogar para debaixo do tapete, é preciso avaliar o comportamento da prefeita do município, pois há informações de que tais acontecimentos não foram repassados ao Conselho Municipal de Assistência Social. Segundo um dos conselheiros, em nenhum momento de 2019 e agora de 2020 o tema foi apresentado aos demais membros do Conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário