segunda-feira, 1 de junho de 2020

Bolsonaro nomeia ex-chefe de gabinete de Ciro Nogueira para o FNDE


                  A nomeação pelo governo federal de Marcelo Lopes da Ponte, ex-chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (1º), para a presidência do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) foi percebida por muitos em Brasília como mais um aceno de Jair Bolsonaro (sem partido) com o chamado "centrão". Marcelo Lopes ocupará o lugar de Karine Silva do Santos, demitida do cargo no mesmo dia.

Os movimentos do presidente de nomear cargos para o centrão têm se intensificado nas últimas semanas. O FNDE integra o Ministério da Educação e contou com orçamento de R$ 55 bilhões em 2019, sendo responsável pelas ações e programas da educação básica do país, tais como a alimentação e o transporte escolar e a educação profissional e tecnológica e no ensino superior. Os partidos do centrão garantem ao presidente o número de votos suficientes para evitar os mais de 30 processos de impeachment que estão sob análise do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

O Centrão reúne partidos situados na centro-direita e tem participado ao longo da história política do país de negociações por cargos em troca de dar sustentação a governos no parlamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário