terça-feira, 26 de maio de 2020

Itaíba já conta com o aplicativo Atende em Casa


             O aplicativo 'Atende em Casa', lançado pelo Governo de Pernambuco já está funcionando para os moradores de Itaíba. Segundo o Secretário de Saúde, Pedro Teotônio, a ferramenta permite que médicos ou enfermeiros façam videochamadas com orientações, e é indicada para as pessoas que apresentem sintomas gripais que podem ser causados pelo novo coronavírus ou H1N1.

O cidadão ou cidadã itaibense será atendido por mais de 100 profissionais de saúde que foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão.

Aqueles que se encaixarem no perfil sintomático, ao acessarem o aplicativo, respondem a um questionário. Orientada por protocolo clínico epidemiológico, ocorre uma triagem automatizada que classifica o usuário com quatro cores: AZUL, quando não apresenta sintomas de síndrome gripal; VERDE, quando apresenta sintomas gripais leves; AMARELO/LARANJA, quando apresenta pelo menos um sintoma de síndrome gripal associado à comorbidade e; VERMELHO, quando apresenta algum sinal de gravidade de síndrome gripal (por exemplo: falta de ar, sensação de desmaio e retorno de febre após 48h sem apresentar esse sintoma).

Os usuários classificados como AMARELO/LARANJA ou VERMELHO são encaminhados pelo aplicativo Atende em Casa para uma tele orientação com um profissional médico, que poderá dar as primeiras instruções ao usuário e, quando necessário, recomendá-lo a procurar uma unidade de saúde.

“É mais um reforço no trabalho que estamos desenvolvendo de combate ao Covid-19, graças a determinação da prefeita Regina que não mede esforços e nem investimentos para cuidarmos e salvarmos vidas. Esse aplicativo do Governo do Estado, alivia a pressão sobre as unidades de saúde e acelera o trabalho de identificação e cuidados com as pessoas”, conclui Pedro Teotônio.

A ferramenta pode ser acessada pelo: www.atendeemcasa.pe.gov.br/wellcome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário