segunda-feira, 20 de abril de 2020

TRE-PE inicia emissão de títulos e mudança de domicílio eleitoral on-line


             A Justiça Eleitoral de Pernambuco disponibilizou, a partir desta segunda-feira (20), uma série de serviços para o eleitor. Através do site do TRE-PE, o eleitor pernambucano pode tirar o primeiro título, mudar o município onde vota, alterar dados pessoais e transferir o local de votação.

A medida visa permitir o andamento do calendário eleitoral de 2020, uma vez que atendimentos presenciais do TRE-PE estão suspensos em cumprimento às determinações estaduais contra a Covid-19. Ainda assim, o prazo para requisitar qualquer mudança vai até o dia 6 de maio, quando acontece o fechamento do cadastro eleitoral. 

Clique aqui para conferir o passo a passo de como solicitar os serviços do TRE-PE pela internet. A diferença é que o comparecimento aos cartórios eleitorais - anteriormente obrigatório - foi substituído pela identificação digital – obviamente, quando possível.

Uma das opções oferecidas para que a identidade do eleitor seja confirmada é o envio de selfies segurando o documento de identificação. O carregamento da foto pode ser feito pela plataforma Título Net, sistema voltado para regularização de pendências eleitorais. Esse modelo já é adotado por bancos digitais, principalmente em situações de aberturas de contas, por exemplo.

Por fim, o TSE afirma que os títulos de eleitor cancelados por fraude continuarão sem validade. Os documentos que deveriam ser suspensos pela falta de biometria serão válidos provisoriamente, perdendo a validade após as eleições municipais, previstas para acontecer em outubro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário