sexta-feira, 3 de abril de 2020

Itaíba se une para ajudar famílias atingidas pelas águas na Barra de Tapera


               Paralelo aos trabalhos que a prefeitura de Itaíba vem desenvolvendo no sentido de recuperar os acessos e a comunidade rural de Barra de Tapera atingida pelas enchentes do Rio Ipanema, a Secretaria de Desenvolvimento Social vem promovendo uma campanha para arrecadar donativos para as mais de 50 famílias que foram atingidas pelas águas e perderam tudo. Estão sendo arrecadados roupas, agasalhos e alimentos não perecíveis que podem serem entregues no CRAS de Itaíba; no CRAS de Negras; e na própria sede da Secretaria.

A comunidade de Barra de Tapera, divisa com Águas Belas e Poço da Trincheira, fica distante 70 km do centro de Itaíba e foi atingida em cheio por uma enchente na última segunda-feira. As águas chegaram a mais de um metro de altura das casas.

Ainda na terça-feira (31), a prefeita Regina Cunha (Podemos), comandou uma operação de resgate, conjunto com o prefeito de Águas Belas; Luiz Aroldo (PT), reunindo os secretários de Assistência Social (Arnon Vieira), Governo (Marcelo Bispo), Saúde (Pedro Teotônio); Desenvolvimento Social (José Gonçalo), presidente da Câmara de Vereadores (Jorge do Cachorro Quente) e a Diretora de Agricultura (Josy Fortunato). Acompanhando estava uma equipe de operações do Corpo de Bombeiros, comandada pelo Major Alípio, com 02 caminhonetes, 02 barcos e 01 ambulância, mas devido aos danos nas estradas vicinais a equipe não conseguiu chegar na localidade, realizando isso somente no dia seguinte, mas deixou uma série de donativos em um ponto de apoio.

As chuvas provocaram um amontoado de entulhos e destroços arrastados pelas águas, postes de iluminação caídos e cercas derrubadas, além de móveis destruídos pela enchente. Para a prefeita Regina, o momento é de solidariedade. "Estamos trabalhando para melhorar os acessos à comunidade, levar assistência de saúde, social e tudo o que for possível para garantirmos a dignidade daquela população duramente atingida pela enchente. A hora é de sermos solidários, dar as mãos e ajudar nossos irmãos que estão sofrendo na Barra de Tapera", disse.

Durante a visita à comunidade, os secretários de Saúde, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico ouviram as principais demandas da população e criaram um plano de atendimento as necessidades mais urgentes dos moradores. Com a redução das águas, a prefeitura, que decretou estado de calamidade pública, vai buscar recursos para recuperar a comunidade duramente atingida pelas águas de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário