sexta-feira, 20 de março de 2020

Enfermeiros de Pernambuco aprovam estado de greve alegando falta de proteção contra coronavírus


                Alegando falta do material de proteção necessário para atendimento aos casos do novo coronavírus (covid-19), enfermeiros de Pernambuco aprovaram estado de greve nesta sexta-feira (20). De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (Seepe), se itens como máscaras, aventais e óculos de proteção não chegarem até a segunda-feira (23), a categoria paralisará as atividades.

"Hoje, já temos transmissão comunitária. Como sabemos, muitos pacientes são assintomáticos, porém, transmitem a doença. Por isso, precisamos que o Equipamento de Proteção Individual (EPI) seja garantido para todos os profissionais no atendimento. Não temos como identificar de cara quem tem coronavírus e quem não tem. Se não houver EPI, a gente paralisa as nossas atividades até que o material seja disponibilizado", disse Ludmila Outtes, presidente do Seepe.

No protocolo de tratamento do Ministério da Saúde para a covid-19, consta que os profissionais de responsáveis pelo atendimento de casos suspeitos ou confirmados devem fazer a higiene das mãos com preparação alcoólica frequentemente e utilizar gorro, óculos de proteção ou protetor facial, máscara, avental impermeável de mangas longas e luvas de procedimento.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que tem "deflagrado diversas ações para garantir o estoque dos produtos essenciais ao funcionamento dos serviços na área e garantirá o atendimento à população na rede estadual. O Governo de Pernambuco está em contato com fornecedores para reforçar os estoques e não descarta a realização de novas operações por meio de requisições administrativas - hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário