segunda-feira, 2 de março de 2020

Coronavírus: Pernambuco tem 10 casos descartados e quatro em investigação


              Após exames laboratoriais, mais três casos do novo coronavírus (Covid-19) foram descartados no estado. Ao todo, agora são 10 casos descartados. Outros quatro ainda estão em investigação. As informações são da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), que realiza coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (2) para atualizar as informações sobre o coronavírus no estado.

Dos casos que ainda estão em investigação, dois são no Recife e dois em Olinda. Do total, três estão em isolamento domiciliar. Apenas uma paciente está internada em um hospital particular de Olinda, mas, segundo a SES-PE, em condições de alta. Nenhum caso é considerado grave.

Entre os casos descartados, três não positivaram para vírus respiratório; dois foram positivos para influenza B e quatro para influenza A (H1N1), sendo esses últimos os casos mais graves. Um caso foi positivo para beta coronavírus OC43, após laudo do Instituto Evandro Chagas, do Pará. O beta coronavírus - também conhecido como 'velho coronavírus' - é um tipo já conhecido e com circulação sazonal no mundo, sendo diferente do Covid-19.

O Brasil tem, atualmente, 433 casos suspeitos de coronavírus. O número de casos confirmados continua sendo dois, ambos em São Paulo. Todas as regiões do país têm casos suspeitos, sendo São Paulo o estado com o maior número de casos suspeitos, com 163. Até o momento, são 162 casos descartados, sendo que a maioria tinha Influenza A e Influenza B.

Nesse domingo (1º), eram 252 casos suspeitos. O aumento do número de suspeitos tem relação com a mudança de metodologia do Ministério da Saúde para considerar um paciente suspeito. Desde o final de fevereiro, o ministério decidiu não fazer reanálise dos casos notificados como suspeitos pelas secretarias estaduais de saúde. Assim, a avaliação local é considerada pelo governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário