quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Arcoverde: Governo Madalena vai receber quase R$ 1 milhão para combater mosquito da dengue


               Sob ameaça de surto de dengue a partir de março, segundo informação do Ministério da Saúde, Arcoverde integra uma lista de 34 cidades apontadas em situação de risco e para combater o famigerado mosquito Aedes aegypti a prefeita do município, Madalena Britto (PSB), recebeu um aporte de quase um milhão de reais (R$ 982.850,00) do Governo Federal.

Os recursos são frutos do Convênio Nº 890680/2019 da Fundação Nacional de Saúde em valor a ser transferido ou descentralizado por exercício. Segundo o Sistema Integrado de Monitoramento de Convênios, esses recursos seriam para projetos de educação em saúde ambiental, como revelou a vereadora Zirleide Monteiro (PTB). Ela questionou em sua rede social a destinação desse repasse milionário.

“É muito dinheiro só pra mobilizar o povo, mas é bom, tomara mesmo que esses recursos venham ajudar a por fim a festa dos pernilongos e muriçocas em Arcoverde. É muriçoca que não acaba mais. Não sabemos ainda quais seriam essas ações que visam “mobilizar a sociedade”, mas desde já fica aqui o convite para que a prefeita diga pra onde vai tanto dinheiro”, disse Zirleide.

Em Pernambuco, o Índice de Infestação Predial do 6º Ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, divulgado no último Boletim das Arboviroses, registrou que 34 municípios estão em situação de risco de surto, 91 em situação de alerta e 59 em situação satisfatória. Arcoverde faz parte da lista dos 34 municípios com risco de surto.

O extrato do convênio assinado pela prefeita de Arcoverde e o presidente da Fundação Nacional de Saúde, Ronaldo Nogueira de Oliveira, foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 17 de janeiro, mas até o momento nem a Secretaria de Saúde e nem a Prefeitura se pronunciaram sobre a utilização desses recursos. O objeto descrito no extrato é “Mobilização da sociedade para o enfrentamento ao Aedes aegypti”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário